Pocinho, Margarida2011-11-222011-11-222009POCINHO, M. (2009). Superdotação: conceitos, modelos de diagnóstico e intervenção psico-educativa, Revista Brasileira de Educação Especial, 15(1), 3-14. ISSN 1413-65381413-6538http://hdl.handle.net/10400.13/202A definição de sobredotação não está isenta de inseguranças e de controvérsias. O conceito não é estático, está em constante evolução, sendo que a tendência actual é caracterizada pela ponderação de outras variáveis além das cognitivas e da inteligência. Segundo o World Council for Gifted and Talented Children, considerase sobredotada a pessoa com elevado desempenho ou elevada potencialidade, em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão académica específica, pensamento criativo ou produtivo, talento especial para as artes visuais, dramáticas e musicais, capacidade motora e capacidade de liderança. A multiplicidade de conceitos acaba, assim, por traduzir a multiplicidade de critérios a ter em conta na definição de sobredotação, implicando que a avaliação seja também multirreferencial, abrindo, consequentemente, um leque diversificado de propostas de intervenção assim como o recurso a diferentes agentes, procedimentos e instrumentos de avaliação.porSuperdotaçãoInteligênciaDiagnósticoIntervençãoEducação especial.Centro de Artes e HumanidadesSuperdotação: conceitos, modelos de diagnóstico e intervenção psico-educativajournal article