Area-Moreira, Manuel2025-10-202025-10-202025978-989-9062-61-0http://hdl.handle.net/10400.13/7411Este ensaio apresenta algumas das ideias mais importantes apresenta das na conferência intitulada Ensino híbrido na educação universitária: Aulas pós-pandemia realizada no XVIII COLÓQUIO CIE-UMa (Universidade da Madeira) em dezembro de 2022. Em primeiro lugar, começamos por nos referir à experiência pandémica de uso forçado de tecnologia conhecida como Ensino Remoto Emergencial. Continuamos com uma caracterização do que é ensino híbrido ou aprendi zagem semipresencial, exemplificando-a com um caso ou experiência de senvolvida na Universidade de La Laguna (Ilhas Canárias). Este ensaio ter mina concluindo sobre a necessidade de desenvolver políticas educativas específicas em cada universidade destinadas a promover tanto os processos de digitalização dos seus cursos como das práticas docentes.porCOVID-19Ensino superiorEnsino remotoUniversidade de La Laguna.Faculdade de Ciências SociaisLições pós-pandemia: rumo a modelos híbridos no Ensino Superiorconference object10.34640/universidademadeira2025area-moreira