Neves, DiogoVieira, CarlosCarvalho, Maria L.Correia, Ana L.2017-12-052017-12-052014978-989-8805-00-3http://hdl.handle.net/10400.13/1719A avaliação da condição física (CF) possui caráter complexo e subjetivo, não obstante os propósitos de motivação dos jovens para a atividade física e aptidão física. A CF no PNEF possui um programa comum para cada ciclo de escolaridade, tendo como finalidade a elevação das capacidades condicionais e coordenativas, privilegiando a zona de aptidão “saudável” para os jovens. Embora a avaliação da CF seja associada à promoção da saúde e atividade física, os autores alertam para a fraca fiabilidade dos resultados e os constrangimentos nos alunos. Dados recolhidos de docentes de 6 escolas, de 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário do Funchal, permitiram aferir que, para a maioria, a carga letiva de Educação Física não é suficiente para um trabalho harmonioso da CF, devendo esta ser avaliada como matéria de ensino. A avaliação da aptidão física continuará a constituir um veículo promotor da atividade física, saúde e bem-estar. Urge questionar o modelo de avaliação isolado da CF, porém é necessário encontrar modelos operacionalizáveis, no sentido de atuar de forma mais eficaz na promoção da aptidão e atividade física dos jovens, sendo a Educação Física um meio privilegiado para o efeito.porAvaliaçãoActividade físicaCondição físicaEscolaSaúde.Faculdade de Ciências SociaisAvaliação da condição físicabook part