Soares, Jorge Alexandre PereiraSantos, Rui Manuel Couto Páscoa dos2018-03-262019-05-212017-11-21http://hdl.handle.net/10400.13/1872O presente relatório de atividade profissional foi elaborado visando a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário ao abrigo do DecretoLei n.º 74/2006 de 21 de março segundo o qual, os licenciados ao abrigo do sistema de graus anterior ao processo de Bolonha com 5 ou mais anos de experiência profissional podem requerer ao Conselho Científico do curso a apresentação de uma dissertação baseada num relatório detalhado sobre a sua atividade profissional. Assim, foi realizada uma descrição do percurso realizado por mim, desde os tempos de jovem desportista a licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1996 - 2006). Foram também relatadas as experiências de docência da Educação Física nas Atividades de Enriquecimento Curricular (2006 - 2009), as substituições temporárias na ilha de São Miguel (2009) e na ilha do Corvo (2010) bem como a minha experiência enquanto professor de Educação Física no ensino de jovens com Necessidades Educativas Especiais no Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF), no Funchal, na ilha da Madeira (2013 - 2017). Em todas as atividades descritas, são apresentadas reflexões críticas e uma autoavaliação dos processos de aprendizagem desenvolvidos com vista à melhoria da minha atividade docente e consequente prática pedagógica. Foi realizado um estudo para aferir o impacto psicomotor do “clube” de dança que oriento no CRPSF junto dos jovens constituintes do grupo. Foram usados dois instrumentos de avaliação. A escala de autoestima de Rosenberg (1989) validada por Pechorro et al. (2011) e a escala de avaliação de Laban Movement Analysis (LMA) adaptada de “Freedom to move” de Dunphy e Scott (2003). Os resultados indicaram aumentos dos níveis globais de autoestima, bem como do sentimento de prazer e bem-estar. Verificou-se também um aumento das noções de corpo e amplitude de movimentos, assim como, uma melhoria da capacidade de performance e desempenho verificado entre o primeiro dia de ensaios e a atuação do grupo na festa de Páscoa da Escola da Ponta do Sol.This professional activity report was made to obtain the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Level under the Decree-Law 74/2006 of March 21, according to which holders of Bachelor’s Degrees obtained under the degree system prior to the Bologna process with 5 or more years of professional experience can request the course’s Scientific Council for the opportunity to present a thesis based on a detailed report of their professional activity. As such, the activities I carried out until today were described. Since I was a young sportsman until I achieved a degree in Physical Education and Sports at the Trás-os-Montes e Alto Douro University (1996 – 2006). An account of my experiences as a Physical Education teacher in the Curricular Enrichment Activities (2006 – 2009), the temporary replacements in São Miguel Island (2009) and Corvo Island (2010) as well as my experience teaching Physical Education to young people with Special Educational Needs at the Rehabilitation and Psychopedagogic Center of the Holy Family (CRPSF) in Funchal, Madeira island, (20132017) was also made. In all the described activities, I present critical reflections and selfassessment of the learning processes that took place to improve my teaching activity and, consequently, my pedagogical practice. A research study was carried out to assess the psychomotor impact on the young people who are part of a group of a dancing program I lead at the CRPSF. Two assessment tools were used. The Rosenberg Self-Esteem Scale (1989) validated by Pechorro et al. (2011) and the Laban Movement Analysis (LMA) rating scale adapted from “Freedom to Move” of Dunphy and Scott (2003). The results indicated increases in the global levels of self-esteem as well as in the feeling of pleasure and well-being. An increase in body awareness and movement amplitude was also observed, as well as an improvement of the performance capacity when comparing the first day of rehearsals and the performance of the group in the Easter Celebration at Ponta do Sol School.porProfessor de educação físicaNecessidades educativas especiaisDançaPhysical education teacherSpecial educational needsDanceEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisO ensino da educação física em distintos contextos sociais e escolares: a dança como fator de inclusãomaster thesis201833190