Agrela, SaraGarcês, Soraia FernandesPocinho, MargaridaAgrela, SaraGarcês, SoraiaPocinho, Margarida2025-09-152025-09-152023-04-302448-8992http://hdl.handle.net/10400.13/7379<jats:p>Na Psicologia Positiva, tanto a criatividade como a resiliência são consideradas utensílios cruciais para o desenvolvimento saudável dos indivíduos (Seligman &amp; Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). Neste estudo, pretende-se explorar as variáveis criatividade e resiliência na comunidade do ensino superior. A amostra é constituída por 326 participantes com 17 anos ou mais. No que respeita aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Personalidade Criativa – Forma Reduzida, de Pocinho et al. (2020) e a Measuring State Resilience, adaptada para a população portuguesa por Martins, em 2005 (Teixeira, 2014). Os resultados indicam que existe uma associação/correlação positiva entre a criatividade e a resiliência; os indivíduos do género feminino são mais resilientes; os indivíduos mais velhos são mais resilientes e tendencialmente mais criativos; os indivíduos que possuem o ensino superior são mais criativos; os docentes são mais resilientes do que os estudantes e do que os investigadores; os docentes são mais criativos do que os estudantes. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas.</jats:p>In Positive Psychology, creativity and resilience are considered crucial tools for the healthy development of individuals (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). This study explores variables such as creativity and resilience in the higher education community. The sample consists of 326 participants aged 17 or over. Regarding the instruments used, the Creative Personality Scale - Reduced Form, by Pocinho et al. (2020) and the Measuring State Resilience, adapted for the Portuguese population by Martins, in 2005 (Teixeira, 2014), were applied. The results showed that there is a positive association/correlation between creativity and resilience; female individuals are more resilient; older individuals are more resilient and tend to be more creative; individuals with higher education are more creative; teachers are more resilient than students and researchers; teachers are more creative than students. Practical implications are presented and discussed.engCriatividadeResiliênciaBem-estarEnsino superiorCreativityResilienceWell-beingHigher educationMadeira (Portugal).Faculdade de Artes e HumanidadesCreativity and resilience in higher education: a study in the Autonomous Region of MadeiraCriatividade e resiliência no ensino superior: um estudo exploratório na Região Autónoma da Madeirajournal article10.32870/talincrea.v9i2.25