Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaGomes, Ana Carolina Paixão2016-09-262016-10-262016-06http://hdl.handle.net/10400.13/1245O presente relatório de mestrado apresenta a prática pedagógica realizada na Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Galeão e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré – Azinhaga, nas valências de 1º Ciclo e de Pré-Escolar, respetivamente. Através do mesmo, é possível observar as aprendizagens efetuadas pelas crianças, bem como, concretizar uma reflexão sobre todo o processo educativo. Para compreender a importância da correlação existente entre a teoria e a práxis foi essencial especificar os pressupostos teóricos e metodológicos que serviram de base a toda a ação executada durante o período de estágio. Deste modo, efetuaram-se registos diários dos comportamentos e das rotinas de forma a responder às necessidades de todas as crianças e alunos. Desenvolveram-se dois projetos de investigação-ação com o intuito de responder a duas grandes questões, elaboradas para sinalizar possíveis aspetos influenciadores das aprendizagens adquiridas pelos educandos. No 1º Ciclo do Ensino Básico, depois de se ter observado que este grupo apresentava a motricidade fina pouco desenvolvida, formulou-se a questão: Como desenvolver a motricidade fina neste grupo de 1º ano? A partir da implementação das estratégias eleitas, notou-se uma evolução da motricidade fina. No âmbito do ensino Pré-Escolar, para que pudesse ser demonstrada a importância dos trabalhos por projeto, em que os autores principais são as crianças, formulou-se a questão: De que forma o trabalho de projeto influenciou as aprendizagens deste grupo de crianças do pré-escolar? Através da execução deste trabalho de projeto observou-se que as crianças ficam mais envolvidas nas tarefas propostas. Durante esta investigação foram efetuados registos diários referentes à observação direta e discutidas ideias com a professora e educadora regentes de cada valência, por forma a proporcionar aprendizagens significativas a todas as crianças, correspondendo sempre da melhor maneira possível às suas necessidades e potencialidades.porCiências da educaçãoInvestigação-acçãoCriançasPedagogiaEnsino-aprendizagemPrática pedagógicaTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaEscola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar do GaleãoEscola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Nazaré, AzinhagaIdentidade profissionalDocentesCurrículoAgentes educativosEstágios pedagógicosRelatórioEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º CicloPrimeiro Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisRelatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis201330962