Sousa, Jesus Maria2022-05-092022-05-092016Sousa, J. M. (2016). Currículo em tempo de mestiçagem. Revista de Estudos Curriculares, 7(1), 14-24.http://hdl.handle.net/10400.13/4263Quer chamemos de observação do meio, análise da realidade, ou levantamento de necessidades, em qualquer planeamento curricular existe sempre uma etapa prévia, que é o da reflexão sobre o mundo que nos rodeia, enquanto unidade espaço tempo onde se desenrolará uma prática pedagógica intencionalmente organizada. E que espaço-tempo é o nosso? Esta reflexão pretende alertar para o desfasamento cada vez mais evidente entre o currículo que se mantém monorreferencialmente petrificado, fiel às suas origens científicas e tecnológicas, e o tempo que vivemos de mestiçagem ético-filosófica, política e ideológica.In any curriculum planning, either naming it as environmental observation, reality analysis or needs assessment, there is always a preliminary stage, to reflect about the world around us, as a space-time unit in which an intentionally organized pedagogical practice will take place. This reflection is intended to alert to the increasingly evident gap between the curriculum remaining mono-referentially petrified and loyal to its scientific and technological origins, and the time of ethical-philosophical, political and ideological métissage we live in.porCurrículoModernidadePós-modernidadeMestiçagemCurriculumModernityPost-modernityMétissage.Faculdade de Ciências SociaisCurrículo em tempo de mestiçagemjournal article