Fernando, C.Vicente, A.Prudente, J.Lopes, H.2020-07-282020-07-282018Didática das atividades de adaptação ao meio, uma operacionalização na orientação/ C. Fernando... [et al.]. - In: Livro de Atas Seminário Internacional Desporto e Ciência 2018. - Funchal: Universidade da Madeira, 2018. - ISBN 978-989-8805-38-6. - p. 20-27.http://hdl.handle.net/10400.13/2861A lecionação da orientação na escola nem sempre vai ao encontro das necessidades formativas da educação atual. Este tipo de dificuldade surge muitas vezes pela incapacidade de estruturar o conhecimento de uma forma funcional e que nos permita dominar os fatores que nos possibilitam solicitar os comportamentos pretendidos. Deste modo procurámos identificar algumas das dificuldades existentes na operacionalização desta matéria na escola e apresentar propostas de estruturação do conhecimento coerentes com os objetivos definidos e que permitem uma praxis coerente com o conceito atual de educação. Apresentamos também alguns exemplos de exercícios que poderão ser operacionalizados no contexto da escola e que permitem ir ao encontro dos princípios ativos que definimos para a orientação através do modelo das atividades de adaptação ao meio.porDidáticaAdaptação ao meioOrientação.Faculdade de Ciências SociaisDidática das atividades de adaptação ao meio, uma operacionalização na orientaçãobook part