Brazão, José Paulo GomesPereira, José SantosVieira, Geraldo2016-05-182016-06-182016-03-08http://hdl.handle.net/10400.13/1162Esse trabalho tem como objetivo de pesquisar o uso do software Winplot nas aulas de matemática como instrumento auxiliar e fator de ruptura das práticas pedagógicas fundamentadas no paradigma fabril, criando ambientes favoráveis ao ensino e aprendizagem, dando maior ênfase a aprendizagem, proporcionando aos educandos serem construtores dos seus próprios conhecimentos, valorizando os seus significados, propiciando a formação de cidadãos críticos e autônomos e educadores como mediadores nesse processo. Para a realização desse trabalho de pesquisa foi adotada a metodologia qualitativa com fundamentos etnográficos, a observação participante e a utilização do diário de bordo eletrônico etnográfico que nos garantiu agilidade nos registros de campo, propiciando a descrição das ações reais de educador e educandos em função do uso desse software que assegurou o desejo dos educandos, educador e pesquisador nas mudanças das praxes pedagógicas que valorizam o educando como centro no processo de ensino e aprendizagem contribuindo para que a escola seja estimulada a adotar um currículo flexível propiciando uma educação contextualizada.porCiências da educaçãoInovação pedagógicaSoftware WinplotAprendizagemMatemáticaSala de aulaFerramentasEnsinoInovaçãoEducaçãoEtnografiaPesquisa qualitativaPráticas pedagógicasCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisO uso do software winplot na aprendizagem matemática em sala de aula: uma inovação pedagógica?master thesis201917920