Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaCanha, Rita Cristina Gonçalves2015-11-202015-11-202015-04http://hdl.handle.net/10400.13/897O presente relatório tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Resulta, assim, da práxis educativa na turma do 3.º B, da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e na Sala dos 4 anos, no Infantário “O Girassol”. Neste relatório, pretende-se espelhar o percurso efetivado ao longo do estágio numa e noutra vertentes, além dos pressupostos que o fundamentam. O corpus do relatório assenta num primeira parte, de índole mais teórica e metodológica, na qual abordam-se aspetos ligados à docência e ao papel do docente enquanto promotor da qualidade da educação. Nesta parte constam, igualmente, os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentaram a práxis. O intuito de modificar problemáticas faz sobressair a metodologia de investigação-ação, pelo caráter eminentemente reflexivo, contributiva para o aperfeiçoamento das práticas seguintes. Numa segunda parte de caráter destacam-se as estratégias dinamizadas para proporcionar um ambiente educativo de aprendizagens significativas, as avaliações, a intervenção com a comunidade educativa, as reflexões críticas e são dadas respostas às questões orientadoras da investigação. Para concluir, são tecidas as considerações finais sobre de todo o processo interventivo e reflexivo, contributivo para a construção de uma identidade profissional docente.porPráxis educativaEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoIdentidade docenteInvestigação-açãoEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis