Soares, Rogéria Pereira FernandesRodrigues, LilianaSousa, Jesus Maria2024-07-182024-07-182024http://hdl.handle.net/10400.13/5751O presente estudo, que se enquadra na linha de pesquisa de Currículo do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), faz uma reflexão, em revisão bibliográfica, sobre as implicações das políticas de ensino superior em Portugal em universidades públicas das regiões autônomas, do interior e do litoral, buscando compreender os significados que os significantes das referidas políticas carregam em si, levando em consideração os impactos das mesmas nas instituições de ensino superior de diferentes contextos regionais. Pretende-se compreender a realidade experienciada pelas mesmas, tendo em conta as suas especificidades, face às orientações das políticas de ensino superior adotadas, enquanto organizadoras de reformas educativas.The present study, which is part of the Curriculum research line of the Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), makes a reflexion, in a bibliographical review, about the implications of higher education policies in Portugal on the public universities from the autonomous regions, inland and coastal areas, aiming at understanding the meanings that the signifiers of these policies carry within themselves, taking into account their impacts on higher education institutions in different regional contexts. It is intended to understand the reality experienced by them, considering their specificities, regarding the guidelines of the adopted higher education policies, as organizers of educational reforms.porEducação superiorPolíticas públicas do ensino superior portuguêsQualidade da educação superiorCurrículoHigher educationPublic policies for portuguese higher educationQuality of higher educationCurriculum.Faculdade de Ciências SociaisPolíticas públicas do ensino superior universitário português: a compreensão dos significados que os significantes carregam em siPublic policies of portuguese university higher education: understanding the meanings that signifiers carry within themselvesjournal article10.51359/2359-1382.2023.258548