Fernandes, LúcioBrito, RicardoRodrigues, DeodatoAlves, Ricardo2018-01-042018-01-042014978-989-8805-00-3http://hdl.handle.net/10400.13/1745A avaliação é normalmente tida como um instrumento de medida que cria desigualdades no mundo escolar, esta foi sempre controversa e é difícil chegar a um consenso sobre qual a melhor forma de avaliar e quais os níveis de exigência a ter em consideração. Procuramos abordar a avaliação na Educação Física (EF) no Ensino Secundário como meio de aprendizagem, analisar o papel do professor “avaliador” como agente de ensino e equacionar a avaliação enquanto um meio (processo) e um fim (produto). Com o propósito de conhecermos a ação predominante dos professores no processo de avaliação dos alunos, realizamos um questionário a 50 professores de 5 escolas da Região Autónoma da Madeira. Verificámos a existência de alguma incongruência entre a forma como os professores referem avaliar e a classificação atribuída às aprendizagens dos alunos.porAprendizagemAvaliaçãoEducação físicaProcesso-Produto.Faculdade de Ciências SociaisParadigmas da avaliação no ensino secundário: ao serviço da excelência ou da aprendizagem?journal article