Fernandes, Elsa Maria dos SantosFreitas, Célia Franco Fernandes Bazenga Marques2013-04-222013-04-222013-04-222011http://hdl.handle.net/10400.13/372Este trabalho foi elaborado com o objectivo reflectir e descrever o meu estágio do curso de Mestrado de Ensino em Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, no Ano Lectivo 2010/2011. O tema escolhido foi a utilização dos materiais manipuláveis em sala de aula de Matemática, nas turmas do 7.º 5 e 7.º 6, da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de São Roque. O uso de materiais manipuláveis foi uma ajuda fundamental para reflectir quanto à metodologia feita do tipo qualitativa aos alunos envolvidos ao longo do processo da aprendizagem de alguns conteúdos do novo programa de 7.º Ano, com o cuidado particular de preparar as propostas de trabalho segundo as capacidades transversais publicadas no projecto das Metas de Aprendizagem para o 3.º Ciclo, homologado em 2007 e implementado no ano lectivo 2010/2011, pelo Ministério da Educação.porMateriais manipuláveisAprendizagem matemáticaExperiência matemática.Centro de Ciências Exatas e da EngenhariaMateriais manipuláveis usados em sala de aula de matemática na aprendizagem dos conteúdos programáticos do 7º anomaster thesis