Pombo, Dora AguinCabeço, Estela Maria Sousa do2016-06-222016-07-222016-04http://hdl.handle.net/10400.13/1193O estágio pedagógico proporciona uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, sendo uma etapa fundamental para a formação de um professor. O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, descreve o estágio pedagógico concretizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo de 2012/2013. O relatório teve por objetivo descrever, analisar e refletir sobre todas as atividades realizadas, as práticas vividas e as competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Este relatório é uma síntese das atividades desenvolvidas nos seguintes domínios: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades de Natureza Científico-Pedagógica. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio e durante a escrita do relatório revelou-se um tempo importante para vivenciar e refletir a realidade do quotidiano da profissão professor e para compreender os desafios da mesma. Das várias componentes do estágio, destacou-se a prática letiva, porque foi em torno dela que decorreu o estágio, tendo o professor estagiário, através da mesma, tido a oportunidade de evoluir pessoal e profissionalmente. As atividades e as reflexões realizadas permitiram adquirir conhecimentos e competências imprescindíveis para um profissional do ensino e contribuíram para a formação integral do professor estagiário.porEstágios pedagógicosEnsino das ciênciasBiologiaGeologiaEnsino Básico 3.º CicloEnsino SecundárioEstudos de casoEscola Secundária Jaime MonizEscolas SecundáriasEstabelecimentos de ensinoFormação de professoresReflexãoPrática letivaPrática pedagógicaProfessorEnsino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Faculdade de Ciências da VidaRelatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime Monizmaster thesis