Fernandes, Adérita Cristina PereiraFerreira, Sílvia Tatiana Caldeira2021-05-132021-05-132021-02-09http://hdl.handle.net/10400.13/3395Considere-se o presente relatório como o compêndio das reflexões concebidas ao longo do percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este documento objetiva a partilha, descrição e a reflexão crítica das experiências das três práticas pedagógicas (PP) desenvolvidas nos contextos supramencionados. Organizado em três partes fundamentais – a componente teórica, o enquadramento metodológico e a intervenção pedagógica – o documento procura fundamentar as PP desenvolvidas à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos. Pretendendo-se evidenciar uma atitude crítico-reflexiva, nas três PP desenvolveu-se um projeto de Investigação-Ação (IA), implementado após a identificação das problemáticas de cada grupo/turma. Para a sua colmatação, delinearam-se estratégias adequadas às problemáticas detetadas. As questões orientadoras dos projetos de IA correspondentes a cada uma das PP – PP I, PP II e PP III – foram as seguintes: (1) Como estimular a cooperação entre as crianças da Pré A?; (2) Como ajudar as crianças do 3ºA a gerir as suas emoções? e (3) Como ajudar as crianças do 1.ºA a reconhecer e a controlar as suas emoções?, respetivamente. De notar que tudo o que se explana no presente relatório de estágio é o culminar daquilo que se tomou como fulcral no percurso de formação, bem como para a prática profissional futura, numa perspetiva que coloca a criança no centro de todo o processo de ensino aprendizagem.This report is as a summary of reflections acquired along the master program in Pre School Education and Primary School. This document aims to share, describe and critically reflect on the experiences of the three pedagogical practices above mentioned. It is organized in three fundamental parts - the theoretical component, the methodological framework and the pedagogical intervention - the document seeks to substantiate the pedagogical practices developed in the light of theoretical and methodological assumptions. In order to show a critical-reflective attitude, in the three pedagogical practices an IA project was developed and implemented after the identification of the problems of each group/class. To wrap up, some strategies were designed to suit the identified problems. The guiding questions for IA projects corresponding to each of the practices were the following: (1) How to stimulate cooperation between children from Pré A?; (2) How to help children in 3.ºA to manage their emotions? and (3) How to help children from 1.ºA to recognize and control their emotions? It should be noted that everything that is explained in this internship report is the conclusion of the main topics of the Master program which will have an impact in the future as a professional who places the children in the centre of the teaching-learning process.porEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino-aprendizagemInvestigação-açãoReflexãoPre-school EducationPrimary schoolTeaching-learningAction-researchReflectionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis202713369