Soares, Jorge Alexandre PereiraAranha, A. M.Antunes, Hélio Ricardo Lourenço2016-11-042016-11-042013Soares, J.P., Aranha, A.M., & Antunes, H. L.. (2013). Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar . Motricidade, 9(3), 03-11. https://dx.doi.org/10.6063/motricidade.9(3).271646-107Xhttp://hdl.handle.net/10400.13/1268O propósito do estudo foi verificar se o setor desportivo escolar, federado ou ambos, e as modalidades desportivas, estão relacionados com as taxas de aproveitamento escolar dos jovens em idade escolar. O estudo envolveu uma amostra aleatória estratificada dos alunos pertencentes ao 3º ciclo e ensino secundário das escolas da ilha da Madeira, Portugal, num total de 2443 alunos (12.6%). Para a recolha de dados foi construído um questionário anónimo e individual de perguntas fechadas. Os resultados indicaram que não há diferenças entre os setores desportivos no que se refere às taxas de aproveitamento escolar. Já quanto às modalidades desportivas, verificou-se que a taxa de retenção difere significativamente entre o futebol/futsal e as restantes modalidades, sendo o futebol/futsal a contemplar as maiores taxas de reprovação, enquanto a ginástica e a natação estão mais associadas às de aprovação. É necessário desenvolver mais estudos para que se identifiquem as causas de insucesso escolar evidenciadas, particularmente no futebol/futsal.porSetor desportivoSucesso escolarModalidade desportiva.Faculdade de Ciências SociaisRelação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolarRelationship between sports sector, sports modality and the academic successjournal article10.6063/motricidade.9(3).27