Góis, Liliana Maria G. Rodrigues dePina, Maria Alexandra da Costa2013-04-232013-04-232013-04-232011http://hdl.handle.net/10400.13/374Este estudo visa conhecer os estilos de supervisão pedagógica adotados pelos educadores cooperantes durante o processo de acompanhamento e orientação da prática pedagógica dos estagiários, procurando compreender o seu impacto no contexto da formação inicial dos futuros educadores. As reflexões acerca da supervisão pedagógica na formação inicial de educadores, levam a crer que a atuação e intervenção por parte dos educadores cooperantes, motivadas por diversos fatores inerentes às suas vivências e experiências, possam influenciar (positiva ou negativamente) o desempenho e as opções dos formandos. Para cumprir este objetivo será utilizado como suporte metodológico o estudo de caso de carácter etnográfico, no contexto da formação inicial dos educadores de infância da Universidade da Madeira.porFormação inicialPrática pedagógicaSupervisão pedagógicaEducador cooperanteEstilos de supervisão.Centro de Ciências SociaisOs estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes: que impacto na formação inicial dos educadores de infância? Estudo de casomaster thesis