Kotecki, Ana Maria França Freitas KotSilva, Janete José Vieira da2016-10-192016-11-192016-06http://hdl.handle.net/10400.13/1261O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório surgem, como espelho, as vivências e as aprendizagens realizadas por mim e pelas crianças da sala do Arco-íris da Escola Básica do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Achada e pelos alunos da turma do 2º C da Escola Básica do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Assomada. É constituído por uma parte teórica e uma parte prática, com o propósito de enquadrar toda a ação decorrida em ambas as valências. A intervenção pedagógica desenvolvida, quer no Pré-Escolar quer no 1º Ciclo, baseou-se na metodologia da investigação-ação. Através da observação e interação com os educandos e com as cooperantes, surgiu a necessidade de fomentar e incitar o desenvolvimento da escrita criativa, em ambas as valências, surgindo assim a questãoproblema “Que estratégias implementar para desenvolver a escrita criativa?”. Deste modo, procurei ao longo das práticas, dar resposta à mesma, com o contributo de estratégias fundamentadas e contextualizadas, tendo como referenciais estratégicos a observação, a participação e a comunicação que desencadearam o desenvolvimento de aprendizagens ativas e globalizantes nas crianças.porCiências da educaçãoInvestigação-acçãoTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaEB1/PE da AchadaEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da AssomadaEscrita criativaPedagogiaEducaçãoEnsino-aprendizagemPrática pedagógicaIdentidade profissionalDocenteEstágios pedagógicosRelatórioEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º Ciclo1.º Ciclo do Ensino BásicoProjeto de Investigação-açãoEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicomaster thesis201336782