Moniz, Ana Isabel Ferreira da SilvaFernandes, Maria Rute Martins2017-01-052017-02-052016-06http://hdl.handle.net/10400.13/1324A presente dissertação dedica-se à análise da produção ficcional de Helena Marques, com particular incidência em O Último Cais e A Deusa Sentada, de modo a problematizar algumas das temáticas mais recorrentes do imaginário da autora, numa perspetiva comparatista. Incidindo sobre o universo feminino, este estudo analisa a condição da mulher na Ilha da Madeira, no período que compreende o século XIX e XX, evocando realidades sociais, históricas, culturais e ideológicas que deixam entrever algumas das raízes socioculturais da escritora e o seu contributo literário na exposição da condição da mulher na busca da sua afirmação numa sociedade patriarcal e, assim, de uma nova identidade. Na galeria dos retratos femininos apresentada por Helena Marques, depreende-se, em particular, entidades ficcionais que representam a mulher subjugada pelo poder patriarcal, e circunscrita a uma cláusula insular e cultural, mas também a mulher lutadora, emancipada e profissionalmente bem-sucedida, que anuncia a mudança da sua condição, a mulher do século XX.porHelena MarquesLinguísticaEstudos ClássicosLínguaLiteraturaRomanceO Último CaisA Deusa SentadaMadeira (Portugal)MemóriaIdentidade femininaSéc. XIX-XXMulherEstudos Linguísticos e Culturais.Faculdade de Artes e HumanidadesUma história com estórias no feminimo: o último cais e a deusa sentada de Helena Marquesmaster thesis201586126