Sousa, Jesus Maria2022-05-032022-05-032020Sousa, J. M. (2020). Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?. Revista Cocar, (8), 333-346. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3062http://hdl.handle.net/10400.13/4248Tendo como ponto de partida a metáfora do Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, relembro, através de pequenos recortes, o tempo em que frequentava os bancos da escola primária, para o confrontar com o cenário que atualmente vivemos, apelidando-o de cenário de transição ou rutura paradigmática. Fundamentando-me em referências teóricas provenientes não só das ciências humanas e sociais, como das ciências ditas “duras”, caracterizo o nosso tempo como o da “mestiçagem ético-filosófica, política e ideológica”, propondo que este novo cenário do Admirável Mundo Pós-moderno provoque uma rutura curricular, ou seja, uma viragem de foco, a que nos habituámos ao longo dos últimos séculos da EscolaTaking Aldous Huxley's metaphor of the Brave New World as a starting point, I recall, through small cuts, the time I used to go to the primary school benches, to confront it with the scenario we currently live in, calling it the paradigmatic transition or rupture. Based on theoretical references coming not only from the human and social sciences, but also from the so-called “hard” sciences, I characterize our time as that of “ethical-philosophical, political and ideological miscegenation”, proposing that this new scenario of the Brave Postmodern World causes a curricular rupture, that is, a shift in focus, to which we have become accustomed over the last centuries of the School.porPós-ModernidadeRutura paradigmáticaInovação curricularPostmodernityParadigmatic ruptureCurricular innovation.Faculdade de Ciências SociaisAdmirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?journal article