Brazão, José Paulo GomesMoreira, Vânia Luísa Fernandes2015-10-262015-10-262015-03http://hdl.handle.net/10400.13/879O presente relatório de estágio integrado no plano de estudos do Mestrado foi realizado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Expõe de modo reflexivo as experiências vividas no âmbito da intervenção pedagógica realizada com um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade, da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar (EB1/PE) de Santa Cruz. A praxis desenvolvida teve como suporte metodológico a investigação-ação. Os pressupostos teóricos presentes no corpus teórico deste trabalho apontam para a construção de uma identidade profissional docente, assente numa atitude reflexiva sobre os contextos educativos com vista a promover a qualidade das aprendizagens. Centrado no trabalho cooperativo e seguindo uma linha de diferenciação pedagógica, o estudo desenvolvido procura responder às questões investigativas levantadas no âmbito da intervenção. Assim, todo o percurso de ação pedagógica foi orientado de modo a definir estratégias que permitissem promover a melhoria das competências de escrita e de leitura dos alunos, bem como a melhoria do seu comportamento atitudinal e cívico.porIntervenção pedagógica1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoIdentidade docenteTrabalho cooperativoQualidadeEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis