Correia, Fernando Luís de SousaFreitas, Gregório Magno de Vasconcelos deRibeiro, Norberto MacielGóis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de2024-07-252024-07-252022http://hdl.handle.net/10400.13/5764Uma aprendizagem significativa e permanente exige abordagens de ensino aprendizagem a nível cognitivo (Vygotsky, 1991; Jonassen, 2000) e promotoras do desenvolvimento das capacidades e atitudes dos estudantes, valorizando a construção do conhecimento a partir das interações estabelecidas entre os sujeitos (Kincheloe, 2006). Neste sentido, damos o exemplo da simulação clínica em enfermagem, identificada como uma estratégia de ensino-aprendizagem inovadora na construção de conhecimento em contexto (Martins et al., 2014). Os estudantes, futuros educadores para a saúde, após esta experiência, estarão mais habilitados para criar ambientes interativos e envolver as comunidades locais nos seus próprios processos de aprendizagem, promovendo o seu empoderamento na tomada de decisão sobre a sua saúde.Meaningful and permanent learning requires teaching-learning approaches at a cognitive level (Vygotsky, 1991; Jonassen, 2000) and promoting the development of students´ abilities and attitudes, valuing the construction of knowledge from the interactions established between the subjects (Kincheloe, 2006; Fonseca, 2021). In this sense, we give the example of clinical simulation in nursing, identified as an innovative teaching-learning strategy in the construction of knowledge in context (Martins et al., 2014; Oliveira et al., 2014). Students, future health educators, after this experience, will be better able to create interactive environments and involve local communities in their own learning processes, promoting their empowerment in decision-making about their health.porPromoção da saúdeEducação para a saúdeSimulação em enfermagemInovação pedagógicaConstrutivismo críticoHealth promotionHealth educationNursing simulationPedagogical innovationCritical constructivism.Faculdade de Ciências SociaisEscola Superior de SaúdeSimulação clínica em enfermagem: inovar para melhores cuidados à comunidadebook part