Rodrigues, LilianaPetito, Emanuel2024-07-182024-07-182023http://hdl.handle.net/10400.13/5753As prisões cumprem, na atu alidade, um papel social ativo na educação da população que se encontra reclusa. A estrutura da execução penal portuguesa assenta num modelo anglo-saxónico de re abilitação e reinserção social e esta perspetiva traduz-se numa desconstrução dos comportamentos desviantes e na possibilidade de aumen to das qualificações esco lares, académicas e profis sionais dos reclusos. Assim, este modelo é um mecanis mo de progressão para uma população que, por norma, apresenta baixos níveis de habilitações escolares e de quase ausência de qualifi cação profissional. Para que as prisões possam ser instrumentos eficazes de reabilitação, reinserção e inclusão sociais é importante que a população reclusa, por outro lado, esteja recetiva a este princípio. Sem essa disponibilidade dificilmente teremos sucesso na defesa da ideia de que a educação se deve assumir como um instrumento de reabilitação em contexto prisional.porPrisõesEducaçãoInvestigaçãoReabilitaçãoInclusão.Faculdade de Ciências SociaisA educação como instrumento de reabilitação em contexto prisionaljournal article