Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasCardoso, Lídia Paula de Seixas2013-07-042013-07-042013-07-042011http://hdl.handle.net/10400.13/427O presente estudo investiga a relação existente entre as competências parentais e os problemas de comportamento em crianças que frequentam o Ensino Pré-Escolar. Participaram 141 crianças com idades compreendidas entre 4, 5 e 6 anos e respectivos pais. Para o efeito aplicou-se a Escala de Competências Parentais para a Idade Pré-Escolar (EACP) e o Questionário do Comportamento da Criança (TRF). Os resultados indicam que a ocorrência de problemas de comportamento é mais elevada nas crianças que frequentam o ensino público, do sexo masculino, com idade de 5 anos, cujos pais possuem o 1º Ciclo ou inferior, de nível socioeconómico baixo e pertencentes a famílias monoparentais. Verificou-se uma associação sig entre as atitudes negativas dos pais e o isolamento das crianças. Estes resultados confirmam o que vem descrito na literatura da área e apontam para a necessidade de se desenvolverem intervenções junto desta população.porParentalidadeProblemas de comportamentoCrianças dos 4 aos 6 anosPré-escolaMadeira (Portugal).Centro de Artes e HumanidadesParentalidade e problemas de comportamento em crianças do pré-escolarmaster thesis