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- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Ana Margarida Moura Rosa; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório surge após a partilha de aprendizagens, no contexto da intervenção pedagógica, com os alunos da Sala Laranja da EB1/PE da Fonte da Rocha, do 3.º A da EB1/PE do Galeão e do 1.º A da EB1/PE e Creche da Nazaré e os seus respetivos docentes. Ao longo deste documento estarão relatadas as vivências do contexto escolar e das respetivas práticas, expondo os vários ambientes educativos e refletindo sobre os mesmos. Para ajudar a organizar a reflexão e dar-lhe consistência dividi-o em três partes devidamente identificadas, contendo o enquadramento teórico e metodológico, responsável pelo suporte de toda a praxis. A última parte debruça-se na descrição e reflexão acerca dos três contextos onde decorreram as intervenções pedagógicas. Em todo este percurso assumiu-se uma atitude reflexiva, desde o processo de observação, planificação até a ação. Aliada a esta ideia, surge a necessidade de proporcionar às crianças envolvidas situações em que estas desempenhavam o papel de construtoras do seu próprio conhecimento. Para que tal fosse possível, foram aplicadas estratégias de intervenção tendo em conta os grupos e o contexto educativo dos mesmos, de modo conseguir ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Por fim, importa salientar a intervenção com as comunidades educativas das escolas que se efetivou através das atividades desenvolvidas com as mesmas, permitindo a integração entre os diferentes agentes educativos.
- Atribuições causais, estratégias self-handicapping e perceção subjetiva de rendimento académico em estudantes do ensino superiorPublication . Vargas, Jennire Indira Gonçalves; Miranda, Lúcia do Rosário Cerqueira deAs atribuições causais referem-se a crenças importantes que atuam no final da sequência motivacional e que influenciam as expetativas de sucesso futuro dos indivíduos. Por sua vez, as estratégias self-handicapping representam escolhas ou atos realizados, antes ou durante uma atividade, pelo indivíduo, que prejudicam a sua realização. Estas estratégias são utilizadas, frequentemente, para regular as ameaças à autoestima causadas pelo medo de fracassar no percurso académico. A literatura na área tem sugerido que as estratégias de self-hadicapping fornecem a base para as atribuições causais, uma vez que são comportamentos ou circunstâncias criadas intencionalmente para ludibriar a perceção, que os outros podem ter, do desempenho do sujeito, caso ocorra o insucesso. O principal objetivo deste trabalho é examinar o contributo específico das perceções subjetivas de desempenho académico nas atribuições causais e nas estratégias self-handicapping num grupo de 700 estudantes do ensino superior de uma universidade pública portuguesa. As variáveis foram medidas através do Questionário das Atribuições para os Resultados Escolares (QARE, Miranda & Almeida, 2008), da Escala de Estratégias selfhandicapping (EEA, Boruchovitch & Ganda, 2013), e foi ainda recolhida a perceção subjetiva de rendimento académico dos estudantes através de uma questão elaborada para o efeito. Verificaram-se associações com significado estatístico entre as atribuições causais e as estratégias self-handicapping, principalmente nas raparigas, assim como, entre as perceções subjetivas de rendimento, as atribuições causais e as estratégias de selfhandicapping, registando-se uma maior associação entre estas variáveis no 2º ano das licenciaturas, tanto nas raparigas como nos rapazes. Embora, ao longo dos 3 anos de licenciatura, a explicação do rendimento académico se faça por diferentes modelos, as variáveis que mais variância explicam são as atribuições ao esforço e organização do estudo e as atribuições à falta de esforço e organização do estudo. Reflete-se sobre possíveis circunstâncias do contexto de aprendizagem que podem justificar a adoção das atribuições e das estratégias self-handicapping.