Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.authorOliveira, Ana Margarida Moura Rosa
dc.date.accessioned2019-02-13T16:27:42Z
dc.date.available2019-02-13T16:27:42Z
dc.date.issued2018-06-07
dc.description.abstractO presente relatório surge após a partilha de aprendizagens, no contexto da intervenção pedagógica, com os alunos da Sala Laranja da EB1/PE da Fonte da Rocha, do 3.º A da EB1/PE do Galeão e do 1.º A da EB1/PE e Creche da Nazaré e os seus respetivos docentes. Ao longo deste documento estarão relatadas as vivências do contexto escolar e das respetivas práticas, expondo os vários ambientes educativos e refletindo sobre os mesmos. Para ajudar a organizar a reflexão e dar-lhe consistência dividi-o em três partes devidamente identificadas, contendo o enquadramento teórico e metodológico, responsável pelo suporte de toda a praxis. A última parte debruça-se na descrição e reflexão acerca dos três contextos onde decorreram as intervenções pedagógicas. Em todo este percurso assumiu-se uma atitude reflexiva, desde o processo de observação, planificação até a ação. Aliada a esta ideia, surge a necessidade de proporcionar às crianças envolvidas situações em que estas desempenhavam o papel de construtoras do seu próprio conhecimento. Para que tal fosse possível, foram aplicadas estratégias de intervenção tendo em conta os grupos e o contexto educativo dos mesmos, de modo conseguir ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Por fim, importa salientar a intervenção com as comunidades educativas das escolas que se efetivou através das atividades desenvolvidas com as mesmas, permitindo a integração entre os diferentes agentes educativos.pt_PT
dc.description.abstractThis report comes after the sharing of learning, in the context of the pedagogical intervention, with the students of the Sala Laranja of the EB1 / PE of Fonte da Rocha, 3rd A of EB1 / PE of Galeão and 1st of EB1 / PE and Nursery of Nazaré and their respective teachers. Throughout this document will be reported the experiences of the school context and its practices, exposing the various educational environments and reflecting on them. It is composed of three parts duly identified, containing the theoretical and methodological framework, responsible for the support of all praxis. The last part focuses on the description and reflection on the three contexts where the pedagogical interventions took place. Throughout this journey a reflexive attitude has been assumed, present at all times, from the process of observation, planning to action. Allied to this idea, the need arises to provide the children involved situations in which they played the role of constructors of their own knowledge. For this to be possible, intervention strategies have been applied taking into account the groups and the educational context of the same, in order to meet the needs and interests of children. Finally, it is important to emphasize the intervention with the educational communities of the schools that was carried out through the activities developed with them, allowing the integration among the educational agents.pt_PT
dc.identifier.tid202126803pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2247
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPedagogical interventionpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectEducation-Pre-Schoolpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio Apresentado à Universidade da Madeira para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMargaridaOliveira.pdf
Size:
3.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: