Repository logo

DigitUMa

University of Madeira Institutional Repository

 

Bem-vindo ao Repositório Digital da UNIVERSIDADE DA MADEIRA.

O Repositório da Universidade da Madeira (UMa), conhecido pelo acrónimo DigitUMa, tem como objetivo a disponibilização, em regime de livre acesso e texto integral, de toda a produção científica realizada pelos docentes, investigadores da UMa, discentes dos 2º e 3º ciclos e pelos funcionários.

O Repositório Institucional, DigitUMa, assenta na política de Acesso Aberto à informação e conhecimento científicos.

Recent Submissions

As motivações e obstáculos à internacionalização e o impacto das exportações no desempenho empresarial no setor alimentar português
Publication . Gomes, José Ricardo Correia; Teixeira, Sérgio de Jesus
O objetivo deste estudo consiste primeiramente em analisar o impacto, de forma direta, que as exportações fazem-se sentir no desempenho empresarial das empresas portuguesas do setor alimentar e consecutivamente o impacto indireto no desempenho, que é originado pelas motivações e os obstáculos à internacionalização deste setor. A recolha de dados ocorreu por 2 métodos de extração, dos quais por dados primários através de questionários e dados secundários provenientes da base de dados da Informa D&B. Foram identificados 312 inquéritos válidos, que foram utilizados para efeitos de uma análise fatorial exploratória para identificação das motivações e obstáculos à internacionalização para depois proceder uma regressão linear múltipla para verificar o impacto gerado no desempenho empresarial. Os resultados indica-nos que as motivações proativas e de mercado e as motivações de capacidade empresarial são os fatores que impulsiona as empresas alimentares portuguesas a internacionalizar e os riscos comerciais e os riscos de mercado e políticos são os fatores identificados que inibem a internacionalização. Dos resultados econométricos, o grau de intensidade exportadora apresenta impactos diretos, positivos e correlacionados com o desempenho empresarial. Já as exportações intracomunitárias do mercado alimentar português apresentam resultados negativos com o desempenho empresarial e as exportações para os países extracomunitários apresentam resultados positivos. As motivações por capacidade empresarial apresentam resultados indiretos e positivos com o desempenho empresarial em contraste com as motivações proativas e de mercado. Os riscos de mercado e políticos apresentam impactos indiretos negativos com o desempenho empresarial em contraste com os riscos comerciais. Estes resultados apresentam importantes implicações teóricas e práticas que ajudam a identificar quais são as motivações e obstáculos à internacionalização deste setor e a sua relação com o desempenho empresarial, contribuindo para colmatar lacunas existentes na literatura.
Estudo exploratório sobre a segurança ocupacional: o departamento de F&B
Publication . Freitas, Antónia Dinarta Andrade; Leite, Eduardo Manuel de Almeida; Camacho, Élvio José Sousa
A presente dissertação tem como objetivo de estudo a segurança ocupacional dos trabalhadores do departamento de F&B na hotelaria. O estudo será aplicado ao departamento de F&B de um hotel de quatro estrelas, situado na ilha da Madeira. Nesta senda, após a revisão da literatura sobre conceitos como segurança no trabalho, ambiente de trabalho e segurança, acidentes de trabalho, foi realizada uma avaliação dos riscos ao departamento de F&B com o objetivo de analisar as ameaças a que os colaboradores estão expostos diariamente no exercício das suas funções. O estudo foi complementado por uma pesquisa qualitativa, suportada por entrevista ao diretor de operações do referido hotel, de forma a compreender a visão das chefias relativamente à aplicabilidade da segurança e saúde no trabalho, e com a qualidade de vida dos trabalhadores do departamento em estudo. Foi ainda procedido à elaboração de questionários aplicados aos colaboradores com o intuito de analisar as perspetivas relativamente à gestão de segurança aplicada pela entidade hoteleira. Os resultados mostram que a maioria dos colaboradores da entidade apresentam uma falta de conhecimento das medidas preventivas e de alguns dos perigos a que estes estão expostos. Foi possível concluir que esta falta de conhecimento é resultante da própria cultura da entidade, que apesar de recorrer a serviços externos de segurança e saúde não possuí atividades de planeamento, responsabilidades, competências, práticas, procedimentos, processos e recursos, para desenvolver a política de segurança e saúde no trabalho dentro da própria organização.
Michael Apple e a modernização conservadora: reflexões contemporâneas sobre educação e currículo escolar
Publication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo José
O texto aborda a atualidade da visão crítica de Michael Apple sobre a educação e o currículo escolar, analisando a influência das estruturas dominantes e dos interesses sociais, económicos e políticos nesse contexto. Destaca como o currículo pode contribuir para a reprodução de desigualdades, reforçando-se a necessidade de uma educação mais justa e inclusiva. Examina ainda a crítica de Apple às tendências tanto neoconservadoras, como neoliberais, tão atuais, as quais vão promovendo a uniformização e mercantilização do ensino, articuladas na noção de “modernização conservadora”. Essa abordagem é vista como uma ameaça à autonomia dos educadores e à construção de uma pedagogia crítica e emancipadora, ao se impor uma visão reduzida do papel do Estado na educação. O texto enfatiza, ainda, a urgência de resistir a essas tendências, promovendo um currículo alinhado com os ideais de uma sociedade democrática e plural.
Educação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidade
Publication . Fonseca, Arnaldo Jose Dinis; Dinis Fonseca, Arnaldo José
A transição da modernidade para a pós-modernidade representa uma mudança paradigmática significativa, caracterizada pelo questionamento das grandes narrativas, pela fragmentação do conhecimento, assim como pela valorização da subjetividade e da intersubjetividade. A nossa análise pretende examinar as implicações dessa rutura no contexto educacional, destacando os desafios emergentes na construção do saber, destacando como o mesmo se torna cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e contextualizado. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia e da globalização no conhecimento também é analisada, bem como o impacto da mercantilização do saber e da performance académica sobre a educação contemporânea. São discutidas, ainda, as críticas ao relativismo epistemológico e ao enfraquecimento de uma base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que promovem uma educação mais inclusiva e crítica. Conclui-se que, apesar das incertezas inerentes à pós-modernidade, o contexto educacional contemporâneo oferece oportunidades para a construção de práticas pedagógicas mais reflexivas e alinhadas com os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente.
O sentido de "reculturalização" e as comunidades de aprendizagem profissional (CAP) na escola
Publication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo José
Este artigo consiste numa reflexão teórica que parte da existência, ainda relativamente comum, nas nossas escolas e instituições escolares, de uma cultura escolar com formas que se revelam obstaculizantes a processos de melhoria que envolvam os professores em discussões significativas e atitudes colaborativas ligadas às suas próprias práticas. Neste sentido, abordamos a necessidade de desenvolvimento de um processo de "reculturalização" em que os atores educativos participem ativamente, de forma colaborativa, na reconstrução dos ambientes educacionais e na reformulação das respetivas práticas pedagógicas, visando a melhoria da efetividade da aprendizagem dos alunos e da sua própria profissional idade docente. Defendemos as comunidades de Aprendizagem Profissional (CAP) como instrumentos essenciais neste processo, na circunstância de se constituírem como ambientes conceituais compostos por diferentes profissionais e agentes educativos orientados para práticas de partilha de ideias e reflexões sobre métodos e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo-se perspetivas e orientações de ação compartilhadas pelos diversos membros, sobre os desafios enfrentados. Nesta análise, destaca-se ainda, o papel fundamental da figura do líder do estabelecimento para a facilitação e apropriação pelos agentes educativos da instituição de um sentido de partilha, colaboração e envolvimento nos objetivos das CAP, ao mesmo tempo que alertamos para possíveis constrangimentos na sua efetivação.