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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nunes, Ana Luísa Martins; Mendes, Guida Reis RodriguesReconhecendo a importância da reflexão na prática docente, o presente relatório apresenta uma descrição e reflexão sobre o processo de aquisição de conhecimentos e competências no desenvolvimento de práticas pedagógicas, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Práticas Pedagógicas foram realizadas em diferentes contextos, nomeadamente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente, em turmas de 1.º e 4.º ano de escolaridade. Neste sentido, o documento encontra-se estruturado em duas partes, sendo a primeira relativa aos pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam as Práticas Pedagógicas, presentes na segunda parte. Tendo em conta a organização do sistema educativo português, os documentos orientadores da prática docente e o perfil do docente relativos à Edução Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram privilegiadas estratégias pedagógicas baseadas no construtivismo, dando à/ao criança/aluno um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem, para que num trabalho de cooperação entre o docente e os aprendizes, fossem construídas aprendizagens significativas. Assim sendo, recorreu-se à metodologia de projeto, à metodologia de investigação-ação, à aprendizagem cooperativa, a situações de jogo e aos materiais didáticos para a promoção de aprendizagens. Em todas as Práticas Pedagógicas realizou-se um projeto com a comunidade, visando uma aprendizagem integrada de saberes, quer a nível curricular, quer a nível social. Considerando a importância de práticas educativas centradas nos aprendizes, o conhecimento das suas caraterísticas, a avaliação formativa e a reflexão foram grandes auxiliares para colmatar necessidades educativas e para a planificação de momentos de aprendizagem significativos e contextualizados. Por conseguinte, este relatório é uma partilha de experiências obtidas nas Práticas Pedagógicas com o objetivo de proporcionar momentos de aprendizagem contextualizados, significativos e enriquecedores às/aos crianças/alunos. Estas experiências constituem aprendizagens para a futura prática docente.