Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-27"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Designing player agency experiences for environmental awareness gameplayPublication . Fernandes, Diogo Luís Spínola; Campos, Pedro Filipe PereiraThis study applies the creation of a survival-themed video game called Little Farm Island. The goal of the game is to provide players with an immersive and challenging survival experience that tests their problem-solving skills and decision-making abilities. The game Little Farm Island is set in a low poly environment with limited resources and features character customization to enhance player immersion. The objective of this project is to design and implement gameplay mechanics that can effectively increase player engagement and enjoyment, evaluating the effectiveness of these mechanics through playtesting and analysis based on survey data gathered by players. Through the development process, various mechanics were enforced and tested, including growing crops and open-world exploration. The results of the playtesting showed the potential of this game for promoting environmental awareness and problem-solving skills through engaging gameplay. In addition, the game was found to provide players with knowledge and skills that can be applied in real life, and the importance of caring strategies for increasing player satisfaction and happiness through meaningful gameplay experiences. This project demonstrates that is possible to create an engaging and immersive survival game through the use of well-implemented mechanics and character customization.
- Autonomia e flexibilidade curricular entre a autonomia decretada e a autonomia construída. Um estudo de caso numa escola básica e secundária da Região Autónoma da MadeiraPublication . Silva, Sofia Micaela Castro da; Fraga, Nuno Miguel da SilvaNas últimas décadas, as políticas curriculares têm-se debatido com a primeira das questões curriculares clássicas, o que deve a escola ensinar? A contemporaneidade das políticas curriculares portuguesas inspirou-se no discurso das políticas internacionais, emergentes de processos globalizantes, que recomendam às escolas uma maior autonomia curricular e pedagógica, articulada com a definição das aprendizagens essenciais. Cabe às escolas, a partir do currículo nacional, construir um projeto curricular contextualizado que garanta aprendizagens significativas por parte de todos os alunos. Em Portugal, a partir de 2016, foi implementado um conjunto de iniciativas políticas, que retomam as dimensões de gestão flexível do currículo iniciadas nos anos 90, com o propósito de garantir a igualdade de acesso à escola pública e de promover o sucesso educativo de todos os alunos ao longo da escolaridade obrigatória. Esta investigação, na área do Currículo e Inovação Pedagógica, assume-se de natureza qualitativa centrada em um estudo de caso único, uma escola pública dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira, na qual se procurou compreender os processos de apropriação da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Em termos metodológicos, utilizam-se como técnicas de recolha de dados a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e o inquérito por questionário e como técnicas de análise e interpretação dos dados a análise de conteúdo, o tratamento estatístico e a triangulação dos dados. Constatou-se um distanciamento entre o que é prescrito no plano normativo e o que é concretizado na escola, ao nível das práticas, ou seja, entre a autonomia decretada e a autonomia construída. As decisões relativas ao currículo, à avaliação e às práticas pedagógicas devem ser assumidas numa lógica de promoção da autonomia substantiva da escola, dos docentes e dos alunos. Exige-se uma reestruturação da gramática escolar e dos perfis dos professores e dos alunos, corresponsáveis e coautores de processos de aprendizagens flexíveis, com vista à concretização de uma escola pública justa, inclusiva e democrática.