Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MetradoJoanaPinto.pdf37.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Relatório de Estágio é o culminar do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, pela Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2017/2018, envolvendo a orientação da prática pedagógica a uma turma de 12° ano. A apresentação, a análise e a reflexão de atividades, de problemáticas e de experiências decorrentes do estágio pedagógico são os nossos principais objetivos com este documento, destacando as aprendizagens decorrentes deste processo que envolveu um conjunto diversificado de atividades e respetivas funções, das quais destacamos: a prática letiva; as atividades de integração no meio; as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. Assim, o estágio pedagógico foi um momento de verdadeiros desafios, como consequência da diversidade de ações a realizar, e da articulação existente entre todas estas, promovendo uma formação eclética ao futuro professor de Educação Física. Neste sentido, a vivência destes processos, relativamente à sua conceção, operacionalização e consequente reflexão, promoveu uma transformação e desenvolvimento das competências do professor (e simultaneamente dos alunos derivado à relação recíproca), no que se refere à: (i) tomada de decisão em função da leitura do contexto (caraterísticas particulares dos alunos e do próprio meio escolar), (ii) aplicação e análise das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensinoaprendizagem dos alunos; (iii) gestão do processo ensino-aprendizagem no seu todo; (iv) capacidade de analisar, refletir e criticar as suas próprias competências e (v) capacidade de comunicar e de se expor perante uma turma.
The Internship Report is the culmination of the pedagogical internship process of the Masters in Physical Education Teaching in Basic and Secondary School, by the University of Madeira, held at Francisco Franco Secondary School, in the 2017/2018 academic year, involving practice orientation pedagogy to a 12th grade class. The presentation, analysis and reflection of activities, problems and experiences arising from the pedagogical stage are our main objectives with this document, highlighting the learning resulting from this process that involved a diverse set of activities and respective functions, of which we highlight: learner practice; integration activities in the environment; the activities of intervention in the school community and the activities of scientific-pedagogical nature. Therefore, the pedagogical experience was a moment of real challenges, as a consequence of the diversity of actions to be carried out, and of the existing articulation between all these, promoting an eclectic formation to the future teacher of Physical Education. In this sense, the experience of these processes, with respect to their conception, operationalization and consequent reflection, promoted a transformation and development of the competences of the teacher (and simultaneously of the students derived from the reciprocal relation), concern to: (i) decision making (specific characteristics of students and the school environment), (ii) application and analysis of the potential of tools, methodologies and strategies in the teaching-learning process of students; (iii) management of the teaching-learning process as a whole; (iv) ability to analyse, reflect and criticize their own skills; (v) ability to communicate and present themselves before a class.

Description

Keywords

Educação física Processo de ensino-aprendizagem Docente Estágio pedagógico Alunos Physical education Teaching-learning process Teacher Pedagogical internship Students Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License