Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação de implementações da tecnologia de WebSockets

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A comunicação em tempo real, constitui a troca quase concomitante de informação, sobre qualquer tipo de serviço de telecomunicação desde o emissor até ao recetor, numa ligação com uma latência insignificante. Comunicações deste tipo podem ser half-duplex, ou full-duplex. A utilização de WebSockets prende-se com a necessidade de resolver os problemas do tráfego e da latência que as soluções tradicionais de comunicação em tempo real apresentam. Esta tecnologia intenciona que se obtenham recursos de forma automática: assim que o servidor os recebe, propaga-os para os clientes, sem que estes efetuem novos pedidos de recursos. A sua utilização resulta num baixo consumo de recursos da rede. Além disso, este protocolo possui comunicações bidirecionais, o que permite que o servidor e o cliente comuniquem em simultâneo, sem interrupções. Este projeto realizou-se em contexto de estágio e teve como finalidade verificar, de entre três bibliotecas de servidor de WebSockets, qual apresentava melhor desempenho, principalmente perante cenários cuja carga de dados era mais elevada. Para que se levasse a cabo o projeto da melhor forma, procedeu-se a uma testagem de três bibliotecas em quatro cenários cuja carga de dados era distinta, recorrendo a duas ferramentas. A solução implementada ao longo do presente estudo utilizou o protocolo de comunicação de WebSockets, devido ao facto de ser uma tecnologia realmente poderosa e profícua para o desenvolvimento de soluções baseadas na comunicação em tempo real.
Real Time Communication (RTC) is considered as the almost simultaneous exchange of information about any type of telecommunication service from the sender to the receiver, in a connection with negligible latency. Communications of this type can be half-duplex or full duplex. The use of WebSockets is related to the necessity of solving network traffic and latency problems, which are presented by the traditional solutions of Real Time Communication. This technology has the intention of obtaining resources automatically: as soon as the server receives them, it sends them to the clients, without the customer placing new requests. The utilization of WebSockets results in a low consumption of network resources. Besides, this protocol has bidirectional communications, that allow the communication between server and customer, simultaneously, without interruptions. This project took place in the context of an internship and it has the goal of verify, between three WebSockets server libraries, which one presented better performance, mainly towards sceneries with higher load. In order to perform this in the best way, the three libraries testing was carried out in four sceneries whose data load was distinct, using two tools. The implemented solution during the study used the WebSockets communication protocol, due to the fact that this technology is powerful and useful for the development of solutions based on Real Time Communication.

Description

Keywords

WebSocket Mensagens instantâneas Sistemas em tempo real Bibliotecas de software Teste de software Desempenho de software Instant messaging Real-time systems Software libraries Software testing Software performance Engenharia Informática . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License