Repository logo
 
Publication

Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares

dc.contributor.authorFino, Carlos Nogueira
dc.date.accessioned2018-10-31T12:13:50Z
dc.date.available2018-10-31T12:13:50Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que é pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido em língua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida.pt_PT
dc.description.abstractThe article seeks to understand why Pinar (2005) considers that pedagogy and the role of teachers benefit from an inflated status in curriculum studies, which needs to be adjusted (despite the difficulty of the task), being the key to this understanding the meaning of pedagogy in Anglo-American culture. With the help of Hamilton (1993, 1999), the article establishes a relationship between pedagogy and didactics, respectively in Anglo-American and European cultures. As an example for the understanding of what is pedagogy, Papert’s constructionism is addressed, showing how it has little to do with didactics, and making it evident that, had Pinar expressed himself in Portuguese, he would have considered that what is effectively inflated in curriculum studies is didactics, and this inflation should be corrected.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFino, C. N. (2017). Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares. Revista Tempos e Espaços em Educação, 10(23), 27-36.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7442pt_PT
dc.identifier.issn2358-1425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2133
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_PT
dc.subjectMatéticapt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEstudos curricularespt_PT
dc.subjectMatheticspt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectCurriculum studiespt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleMatética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curricularespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Cristóvão (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.startPage27pt_PT
oaire.citation.titleRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume10 (23)pt_PT
person.familyNameFino
person.givenNameCarlos
person.identifier.ciencia-id021C-1CEE-3211
person.identifier.orcid0000-0003-3835-6224
person.identifier.scopus-author-id56909966900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd2dbb5fe-3350-4835-8279-e0b598b4b63a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd2dbb5fe-3350-4835-8279-e0b598b4b63a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Matética pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares.pdf
Size:
78.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: