Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.52 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo visa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Desenvolvimento Vocacional na Infância, através da construção de uma escala teórica que seja capaz de avaliar a consciência de Carreira dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. As bases conceptuais para a construção do instrumento assentam nas nove dimensões do modelo teórico do Desenvolvimento de Carreira na Infância de Super (1990): curiosidade, exploração, informação, figuras de referência, interesses, locus de controlo, perspectiva de tempo, autoconceito e capacidade de planeamento.
O objectivo principal desta investigação consiste na construção e validação da
escala. A construção inicial da escala, incluindo a geração e o exame dos itens
envolveu três peritos vocacionais da área da Psicologia, um pertencente ao Departamento de Psicologia da Universidade da Madeira e os outros, à Direcção Regional de Educação.
Este estudo pressupôs uma revisão da literatura acerca do desenvolvimento
vocacional na infância, procurando fazer uma análise aos modelos conceptuais com
maior representatividade neste campo. Pretende dar sustentação à importância da
integração progressiva desta orientação, no contexto educativo e fomentar a discussão e
reflexão acerca da importância da educação para a carreira a partir da infância,
nomeadamente a partir do primeiro ciclo do ensino básico, através da realização de
actividades de exploração vocacional, desenvolvidas de forma transversal ao currículo escolar. Estas visam o desenvolvimento de competências de responsabilidade, autonomia, auto-estima, sociabilidade, hábitos de trabalho, planeamento do futuro e tomada de decisão, indispensáveis às escolhas conscientes e realistas.
Description
Keywords
Escala de avaliação de consciência de carreira para a infância Desenvolvimento e planeamento de carreira . Centro de Artes e Humanidades