Repository logo
 
Publication

Participação e práticas de liderança feminina nas organizações educativas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendonça, Alice Maria Justa Ferreira
dc.contributor.authorDamasceno, Kelly Tozarin dos Santos
dc.date.accessioned2023-11-13T14:53:41Z
dc.date.available2023-11-13T14:53:41Z
dc.date.issued2023-06-05
dc.description.abstractAs questões relacionadas ao género vão além das diferenças biológicas entre homens e mulheres, elas influenciam os papéis sociais e a participação de ambos na sociedade Esta investigação teve o objetivo de identificar as caraterísticas da liderança feminina e masculina numa escola a partir das perceções dos professores. A análise documental e a revisão da literatura fez-se necessária no sentido de conhecer o estado da arte, reunindo as informações fundamentais para conceptualizar os papéis de género, a escola como organização, a administração educacional, a liderança e os seus estilos. Desta síntese emergiram as problemáticas que permitiram a elaboração das questões de investigação que nortearam este estudo de caso realizado numa escola pública de 2º e 3º ciclos da Região Autónoma da Madeira. A metodologia adotada foi a da pesquisa qualitativa e quantitativa, desenvolvida a partir dos dados recolhidos nos documentos, na literatura e através da elaboração e aplicação de inquéritos por questionário a todos os professores. O tratamento dos dados foi feito através das técnicas de análise de conteúdo e procedimentos estatísticos seguindo-se a posterior triangulação de dados. Na conclusão temos as respostas às questões de investigação colocadas. Assim, para alguns professores desta amostra os comportamentos dos líderes são condicionados pelo seu género pois as formas de liderar diferem consoante o género. Para alguns professores o tratamento conferido a homens e a mulheres ainda é distinto.pt_PT
dc.description.abstractGender issues go beyond the biological differences between men and women, they influence the social roles and participation of both in society This research aimed to identify the characteristics of female and male leadership in a school from the teachers' perceptions. The document analysis and literature review was necessary in order to know the state of the art, gathering the fundamental information to conceptualize gender roles, the school as an organization, educational administration, leadership, and its styles. From this synthesis emerged the problems that allowed the development of research questions that guided this case study carried out in a public school of 2nd and 3rd cycles in the Autonomous Region of Madeira. The methodology adopted was qualitative and quantitative research, developed from data collected in documents, literature and through the development and application of questionnaire surveys to all teachers. The data processing was done through the techniques of content analysis and statistical procedures followed by subsequent data triangulation. In the conclusion we have the answers to the research questions. Thus, for some teachers in this sample, leaders' behaviors are conditioned by their gender because the ways of leading differ according to gender. For some teachers the treatment given to men and women is still different.pt_PT
dc.identifier.tid203383907pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5374
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectLiderança femininapt_PT
dc.subjectOrganização escolarpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectFemale leadershippt_PT
dc.subjectEducational organizationpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Administração Educacionalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleParticipação e práticas de liderança feminina nas organizações educativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Disssertação Final - Kelly Tozarin Damasceno.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: