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Abstract(s)
A progressiva valorização cientĂfica dos estudos na ĂĄrea da inteligĂȘncia emocional (IE)levou a que a sua importĂąncia em vĂĄrios contextos do desenvolvimento humano fosse
reconhecida. No entanto, sĂŁo escassos os estudos que abordam a IE de crianças, jovens ou adultos com necessidades especiais (NE), mais especificamente DeficiĂȘncia Intelectual. No contexto portuguĂȘs, estes estudos sĂŁo ainda mais escassos.
Nesta investigação realizou-se um estudo de caso, com o principal objetivo de
compreender o efeito do desenvolvimento de um programa de promoção de competĂȘncias
emocionais em jovens e adultos com DeficiĂȘncia Intelectual ligeira e moderada, que frequentam um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) na RegiĂŁo AutĂłnoma da Madeira(RAM). No estudo combinaram-se dados quantitativos e qualitativos. Os primeiros foram obtidos atravĂ©s da aplicação de um questionĂĄrio para avaliar as competĂȘncias emocionais construĂdo para o efeito e os segundos atravĂ©s da observação e das notas de campo.
A triangulação dos dados obtidos remete para aspetos interessantes que sugerem um
efeito favorĂĄvel do programa em algumas competĂȘncias emocionais e em aspetos do
relacionamento social bem como a satisfação dos participantes em integrar programas nesta
ĂĄrea. Os resultados apontam ainda para possibilidades de ação em relação Ă DeficiĂȘncia Intelectual, ampliando o leque de ferramentas disponĂveis para intervir com esta população.
Description
Keywords
InteligĂȘncia emocional DeficiĂȘncia intelectual Programas de competĂȘncias emocionais Madeira (Portugal) Psicologia da Educação . Centro de Artes e Humanidades