Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoFilipaNóbrega.pdf5.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A elaboração do presente relatório tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade da Madeira. O seu conteúdo pauta-se por um relato sustentado de um conjunto de experiências vivenciadas ao longo das práticas pedagógicas desenvolvidas, tanto na vertente da Educação Pré-Escolar, como na vertente do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira prática pedagógica desenvolveu-se na vertente da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, e teve lugar na Escola do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, tendo-se baseado na metodologia de investigação-ação. Do mesmo modo, a segunda prática pedagógica baseou-se nessa mesma metodologia, porém desenvolveu-se na vertente do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 3.º ano da Escola Básica do 1.º 2.º e 3.º Ciclos Bartolomeu Perestrelo. Por fim, a terceira prática pedagógica teve lugar no Colégio Salesianos-Funchal, numa turma de 1.º ano. Ao contrário das práticas anteriores, esta teve um maior enfoque nas questões didáticas, não tendo sido desenvolvida em torno da mesma qualquer projeto de investigação-ação. Assim, ao longo do corpo deste relatório encontra-se um processo de autoanálise crítica e reflexiva, suportada por um conjunto de pressupostos teóricos que fundamentam toda a ação desenvolvida. Para tal, apresenta-se, inicialmente, um corpo teórico que incide em diversas questões fundamentais à análise do exercício da docência e termina-se com a explanação reflexiva e fundamentada de toda a ação educativa desenvolvida. Através das práticas desenvolvidas é possível compreender que não existem prescrições universais para a ação educativa docente. Os docentes são os criadores das suas próprias práticas. Assim, se as suas ações forem fundamentadas e baseadas num ciclo reflexivo, avaliativo e reformativo, estarão certamente a percorrer um caminho em direção a horizontes educativos de qualidade.
The purpose of this report is to obtain a Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, by the University of Madeira. Its content is based on a sustained report of a set of experiences lived through the pedagogical practices developed in the component of Pre-School Education and in the component of the 1st Cycle of Basic Education. The first pedagogical practice was developed in the component of Pre-School Education, with a group of children between 5 and 6 years old, and took place in the School of the 1st Cycle with Pre-school of Ajuda, based on the research-action methodology. In the same way, the second pedagogical practice was based on this same methodology, but it was developed in the 1st Cycle of Basic Education, in a 3rd year class of the Basic School of 1st 2nd and 3rd Cycles Bartolomeu Perestrelo. Finally, the third pedagogical practice took place in the Salesianos College-Funchal, in a 1st year class. Unlike the previous practices, this one had a greater focus in the didactic subjects, not having been developed around a research-action project. Thus, throughout the body of this report is a process of critical and reflexive self-analysis supported by a set of theoretical assumptions that underlie all the action developed. For this, a theoretical body is presented initially, which focuses on several fundamental questions to the analysis of the teaching practice and ends with a reflexive and informed explanation of all the educational action developed. Through the practices developed it is possible to understand that there are no universal prescriptions for educational action. Teachers are the creators of their own practices. Thus, if their actions are grounded and based on a reflective, evaluative and reforming cycle, they will be on their way to quality educational horizons.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Didática Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Research-action Didactics Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License