Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.28 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação intentou estudar a receptividade, em Portugal, do pedagogo
contemporâneo francês Philippe Meirieu, defensor da pedagogia diferenciada, bem como a implantação do seu pensamento pedagógico no actual sistema de ensino português.
Ao debruçar-se sobre as questões educativas que são, diariamente, preocupação de todos
nós, esta investigação procura conhecer, à luz deste pedagogo, os diferentes aspectos da
evolução da pedagogia magistral à diferenciada, contributivos para uma escola democrática e de qualidade e situar a aplicação do pensamento pedagógico de Meirieu, sobretudo durante a formação inicial de professores.
O estudo foi desenvolvido no sentido de apurar uma resposta às seguintes questões que
acabaram por nortear a nossa investigação.
· Qual o grau de conhecimento que se tem deste autor e do seu pensamento pedagógico através das suas obras?
. Quais as representações dos profissionais da educação sobre o processo ensino-aprendizagem
defendidos pelo autor?
· Como é que este pedagogo é caracterizado no contexto dos pedagogos contemporâneos?
· Que tipo de expectativas têm relativamente à implementação das suas ideias no actual sistema educativo português?
Assim, a presente investigação insere-se numa abordagem qualitativa dos fenómenos
educativos, justificada pela natureza do estudo e do desenho escolhido, destacando-se a importância da construção de um conhecimento compreensivo e interpretativo desses fenómenos sociais e educativos, que emerge da relação dos actores concretos nos contextos em que desenvolvem a sua acção.
Os resultados do nosso estudo apontam para quatro evidências relevantes:
· Philippe Meirieu é um pedagogo que começa a ser conhecido, entre nós, através da
leitura de algumas das suas principais obras;
· É visto como um homem eclético, defensor da teoria socioconstrutivista do
conhecimento, nomeadamente a pedagogia diferenciada;
· É considerado um pedagogo contemporâneo muito inovador, que ocupará um lugar de
destaque nos Currículos das Ciências da Educação.
Description
Keywords
Philippe Meirieu Processo de ensino-aprendizagem Pedagogia diferenciada Inovação em educação Ciências da Educação – Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais