Publication
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos
dc.contributor.author | Vieira, Luís Miguel Silva | |
dc.contributor.author | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T13:14:54Z | |
dc.date.available | 2022-07-26T13:14:54Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | This article aims to reflect on the evaluation of potential and emergent learning environments. Learning environments are considered as potential sources of development where learners, as integral members of these contexts, act in a constructivist perspective. It is concluded that the assessment of learning environments should seek to overcome the limitation associated with the excessive focus on the efficiency of teaching, which can be achieved through the effective inclusion of the student in the context. The importance of agency in learning environments is also recognised and it is suggested that potential or emerging learning environments should seek to integrate a holistic and inclusive conception of participants. Reflecting on the potential that contexts bring to learning and knowledge construction, can trigger new ways of perceiving the dynamics of social relationships, learning and education. | pt_PT |
dc.description.abstract | Este artigo tem por finalidade refletir sobre a avaliação de ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes. Considera-se os ambientes de aprendizagem como fontes potenciais de desenvolvimento onde os aprendizes, enquanto membros integrantes desses contextos agem numa perspetiva construtivista. Conclui-se que a avaliação dos ambientes de aprendizagem deve procurar ultrapassar a limitação associada ao excessivo foco atribuído à eficiência do ensino, o que poderá ser concretizado por meio da inclusão, efetiva, do estudante no contexto. Reconhece-se também a importância que a agência assume nos ambientes de aprendizagem e sugere-se que os ambientes de aprendizagem potenciais ou emergentes procurem integrar uma conceção holística e inclusiva dos participantes. Refletir sobre o potencial que os contextos trazem à aprendizagem e à construção do conhecimento, pode despoletar novas formas de perceber as dinâmicas das relações sociais, a aprendizagem e a educação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Vieira, L. M. S., & Brazão, J. P. G. (2022).Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos . Journal of Research and Knowledge Spreading, 3(1), 13636-13636. https://doi.org/10.20952/jrks3113636 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.20952/jrks3113636 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/4467 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Agency | pt_PT |
dc.subject | Emerging environments | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Assessment | pt_PT |
dc.subject | Social and emotional competencies | pt_PT |
dc.subject | Agência | pt_PT |
dc.subject | Ambientes emergentes | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Competências socioemocionais | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos | pt_PT |
dc.title.alternative | Evaluate potential and emerging learning environments beyond the objectives | pt_PT |
dc.title.alternative | Evaluar los entornos de aprendizaje potenciales y emergentes más allá de los objetivos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 13636 | pt_PT |
oaire.citation.title | Journal of Research and Knowledge Spreading | pt_PT |
oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
person.familyName | Silva Vieira | |
person.familyName | Brazão | |
person.givenName | Luís Miguel | |
person.givenName | José Paulo Gomes | |
person.identifier | Brazão, P. | |
person.identifier.ciencia-id | D315-41AD-AC19 | |
person.identifier.ciencia-id | 0E13-0868-B5E2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8553-8974 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3575-4366 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 14ba0b67-e449-4136-8866-e1843f0f4dec | |
relation.isAuthorOfPublication | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 14ba0b67-e449-4136-8866-e1843f0f4dec |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes.pdf
- Size:
- 306.35 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: