Repository logo
 
Publication

Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos

dc.contributor.authorVieira, Luís Miguel Silva
dc.contributor.authorBrazão, José Paulo Gomes
dc.date.accessioned2022-07-26T13:14:54Z
dc.date.available2022-07-26T13:14:54Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the evaluation of potential and emergent learning environments. Learning environments are considered as potential sources of development where learners, as integral members of these contexts, act in a constructivist perspective. It is concluded that the assessment of learning environments should seek to overcome the limitation associated with the excessive focus on the efficiency of teaching, which can be achieved through the effective inclusion of the student in the context. The importance of agency in learning environments is also recognised and it is suggested that potential or emerging learning environments should seek to integrate a holistic and inclusive conception of participants. Reflecting on the potential that contexts bring to learning and knowledge construction, can trigger new ways of perceiving the dynamics of social relationships, learning and education.pt_PT
dc.description.abstractEste artigo tem por finalidade refletir sobre a avaliação de ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes. Considera-se os ambientes de aprendizagem como fontes potenciais de desenvolvimento onde os aprendizes, enquanto membros integrantes desses contextos agem numa perspetiva construtivista. Conclui-se que a avaliação dos ambientes de aprendizagem deve procurar ultrapassar a limitação associada ao excessivo foco atribuído à eficiência do ensino, o que poderá ser concretizado por meio da inclusão, efetiva, do estudante no contexto. Reconhece-se também a importância que a agência assume nos ambientes de aprendizagem e sugere-se que os ambientes de aprendizagem potenciais ou emergentes procurem integrar uma conceção holística e inclusiva dos participantes. Refletir sobre o potencial que os contextos trazem à aprendizagem e à construção do conhecimento, pode despoletar novas formas de perceber as dinâmicas das relações sociais, a aprendizagem e a educação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVieira, L. M. S., & Brazão, J. P. G. (2022).Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivos . Journal of Research and Knowledge Spreading, 3(1), 13636-13636. https://doi.org/10.20952/jrks3113636pt_PT
dc.identifier.doi10.20952/jrks3113636pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4467
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoas, Campus Arapiracapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAgencypt_PT
dc.subjectEmerging environmentspt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectAssessmentpt_PT
dc.subjectSocial and emotional competenciespt_PT
dc.subjectAgênciapt_PT
dc.subjectAmbientes emergentespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAvaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes para além dos objetivospt_PT
dc.title.alternativeEvaluate potential and emerging learning environments beyond the objectivespt_PT
dc.title.alternativeEvaluar los entornos de aprendizaje potenciales y emergentes más allá de los objetivospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage13636pt_PT
oaire.citation.titleJournal of Research and Knowledge Spreadingpt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameSilva Vieira
person.familyNameBrazão
person.givenNameLuís Miguel
person.givenNameJosé Paulo Gomes
person.identifierBrazão, P.
person.identifier.ciencia-idD315-41AD-AC19
person.identifier.ciencia-id0E13-0868-B5E2
person.identifier.orcid0000-0001-8553-8974
person.identifier.orcid0000-0003-3575-4366
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication14ba0b67-e449-4136-8866-e1843f0f4dec
relation.isAuthorOfPublication69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery14ba0b67-e449-4136-8866-e1843f0f4dec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliar os ambientes de aprendizagem potenciais e emergentes.pdf
Size:
306.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: