Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.4 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico e tem por finalidade
explanar a intervenção pedagógica desenvolvida na componente Educação Pré-Escolar, com um grupo composto por 24 crianças, com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade.
O relatório abarca o enquadramento teórico, onde é feita uma abordagem à construção da identidade profissional docente, à qualidade na educação e aos pressupostos teóricos da teoria de Jean Piaget e Lev Vygotsky.
Neste relatório expõe-se as opções metodológicas consideradas ao longo do estágio e apresenta-se a fundamentação da intervenção pedagógica.
A última parte do relatório é dedicada ao contexto de estágio, onde se dá a conhecer
a instituição e o meio envolvente, a caracterização do grupo de crianças, do espaço educativo, da equipa pedagógica e as rotinas da Pré I. Aborda-se ainda as temáticas trabalhadas com o grupo, os instrumentos que sustentaram a prática pedagógica, a resposta à questão problemática delineada inicialmente, a intervenção efetuada com a comunidade
educativa e por fim apresenta-se a reflexão final.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Investigação-ação Aprendizagem pela ação Intervenção pedagógica Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais