Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio tem por objetivo explanar a minha intervenção
pedagógica realizada numa sala de Pré-escolar na EB1/ PE de Faial e numa turma do
primeiro ano do 1.ºCiclo do Ensino Básico que decorreu na EB/PE da Nazaré.
Neste relatório descrevo e fundamento, de forma reflexiva, toda a minha intervenção
indicando quais foram as metodologias adotadas nas duas vertentes. Em cada uma desta
começo por indicar os contextos educativos onde se passou a minha ação, bem como as
atividades desenvolvidas ao longo do estágio e a importâncias destas no desenvolvimento e
aprendizagem das crianças. Após as atividades, reflito sobre a minha intervenção e realizo
uma breve avaliação que teve por base os indicadores de bem-estar e implicação assentes por
Portugal & Laevers, as competências delineadas na Organização Curricular e os Programas
para o 1.ºCiclo do Ensino Básico.
Ao longo do meu estágio considerei fundamental incluir as famílias das crianças e
toda a comunidade educativa nas aprendizagens destas. Como tal, apresento todo o trabalho
desenvolvido, evidenciado a importância da sua participação nas atividades realizadas.
Nas atividades realizadas ao longo do estágio, considerei fundamental a utilização de
metodologias que privilegiam o papel da criança como um ser ativo e capaz de construir as
suas próprias aprendizagens.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Comunidade Família Metodologias adotadas Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais