Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Operacionalização do modelo de educação desportiva na ginástica

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Face à crescente desmotivação dos alunos para a Educação Física, a comunidade científica procurou conceber diversas metodologias de ensino, das quais destacamos em particular o Modelo de Educação Desportiva (MED). No entanto, são ainda escassos estudos que analisam a implementação deste modelo na matéria de ginástica, uma matéria nuclear, presente no Plano Nacional de Educação Física. Acreditamos que a aplicação do MED seria vantajosa no desenvolvimento de competências pelos alunos, pelo que se torna crucial a divulgação e conceção de ferramentas didático-pedagógicas neste domínio, que auxiliem aos docentes. Neste contexto, com o presente trabalho pretende-se conceber e apresentar uma estruturação do MED para a matéria de ensino de ginástica, de forma a facilitar o processo de operacionalização em contexto escolar. Ao longo do trabalho é apresentado a estruturação do MED, centrado em 4 etapas fundamentais (i) avaliação inicial; (ii) a préepoca; (iii) a época e (iv) avaliação final. Para cada uma das fases é indicada duração, conteúdos desenvolvidos e estratégias utilizadas, bem como tarefas desenvolvida por cada um dos intervenientes. A aplicação do MED em contexto escolar é na nossa opinião vantajosa e possível, no entanto, torna-se necessário aprofundar os efeitos desta metodologia, analisar e refletir as estratégias de implantação através do desenvolvimento de futuras investigações.
Faced with the growing lack of motivation of students for Physical Education, the scientific community sought to design several teaching methodologies, of which we highlight in particular the Model of Sports Education (MED). However, there are still few studies that analyze the implementation of this model in the matter of gymnastics, a nuclear matter, present in the National Plan of Physical Education. We believe that the application of the MED would be advantageous in the development of competences by the students, so it becomes crucial to disseminate and design didactic-pedagogical tools in this field, which help teachers. In this context, the present work intends to conceive and present a structuring of the MED for the subject of gymnastics education, to facilitate the process of operationalization in a school context. Throughout the work is presented the structuring of the MED, centered in 4 fundamental stages (i) initial evaluation; (ii) the pre-epoch; (iii) the time and (iv) final evaluation. For each of the phases is indicated duration, content developed, and strategies used, as well as tasks developed by each of the actors. The application of the MED in a school context is in our opinion advantageous and possible, however, it becomes necessary to deepen the effects of this methodology, to analyze and to reflect the implantation strategies through the development of future investigations.

Description

Keywords

Modelo de educação desportiva Educação física Ginástica Professores estagiários Sports education model Physical education Gymnastics Trainee teachers . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Operacionalização do modelo de educação desportiva na ginástica = Operationalization of the sports education model in gymnastics / S. Barreto... [et al.]. - In: Livro de Atas Seminário Internacional Desporto e Ciência 2018. - Funchal: Universidade da Madeira, 2018. - ISBN 978-989-8805-38-6. - p. 158-164.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira

CC License