Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.54 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esse trabalho tem como objetivo de pesquisar o uso do software Winplot nas aulas de matemática como instrumento auxiliar e fator de ruptura das práticas pedagógicas fundamentadas no paradigma fabril, criando ambientes favoráveis ao ensino e aprendizagem, dando maior ênfase a aprendizagem, proporcionando aos educandos serem construtores dos seus próprios conhecimentos, valorizando os seus significados, propiciando a formação de cidadãos críticos e autônomos e educadores como mediadores nesse processo. Para a realização desse trabalho de pesquisa foi adotada a metodologia qualitativa com fundamentos etnográficos, a observação participante e a utilização do diário de bordo eletrônico etnográfico que nos garantiu agilidade nos registros de campo, propiciando a descrição das ações reais de educador e educandos em função do uso desse software que assegurou o desejo dos educandos, educador e pesquisador nas mudanças das praxes pedagógicas que valorizam o educando como centro no processo de ensino e aprendizagem contribuindo para que a escola seja estimulada a adotar um currículo flexível propiciando uma educação contextualizada.
Description
Keywords
Ciências da educação Inovação pedagógica Software Winplot Aprendizagem Matemática Sala de aula Ferramentas Ensino Inovação Educação Etnografia Pesquisa qualitativa Práticas pedagógicas Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais