datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.author | Fonseca, Arnaldo Jose Dinis | |
dc.contributor.author | Dinis Fonseca, Arnaldo José | |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T12:38:27Z | |
dc.date.available | 2025-07-21T12:38:27Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description.abstract | A transição da modernidade para a pós-modernidade representa uma mudança paradigmática significativa, caracterizada pelo questionamento das grandes narrativas, pela fragmentação do conhecimento, assim como pela valorização da subjetividade e da intersubjetividade. A nossa análise pretende examinar as implicações dessa rutura no contexto educacional, destacando os desafios emergentes na construção do saber, destacando como o mesmo se torna cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e contextualizado. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia e da globalização no conhecimento também é analisada, bem como o impacto da mercantilização do saber e da performance académica sobre a educação contemporânea. São discutidas, ainda, as críticas ao relativismo epistemológico e ao enfraquecimento de uma base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que promovem uma educação mais inclusiva e crítica. Conclui-se que, apesar das incertezas inerentes à pós-modernidade, o contexto educacional contemporâneo oferece oportunidades para a construção de práticas pedagógicas mais reflexivas e alinhadas com os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente. | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-258-3235-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/7329 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Atena | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Pós-modernidade | |
dc.subject | Educação | |
dc.subject | Conhecimento | |
dc.subject | Paradigma | |
dc.subject | Epistemologia | |
dc.subject | Interdisciplinaridade | |
dc.subject | . | |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | |
dc.title | Educação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidade | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 95 | |
oaire.citation.startPage | 82 | |
oaire.citation.title | Transformação do conhecimento: o poder da educação | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Dinis Fonseca | |
person.givenName | Arnaldo José | |
person.identifier.ciencia-id | 871D-6984-3564 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8178-5553 | |
relation.isAuthorOfPublication | e1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38 |