Repository logo
 
Publication

Educação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.authorFonseca, Arnaldo Jose Dinis
dc.contributor.authorDinis Fonseca, Arnaldo José
dc.date.accessioned2025-07-21T12:38:27Z
dc.date.available2025-07-21T12:38:27Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractA transição da modernidade para a pós-modernidade representa uma mudança paradigmática significativa, caracterizada pelo questionamento das grandes narrativas, pela fragmentação do conhecimento, assim como pela valorização da subjetividade e da intersubjetividade. A nossa análise pretende examinar as implicações dessa rutura no contexto educacional, destacando os desafios emergentes na construção do saber, destacando como o mesmo se torna cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e contextualizado. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia e da globalização no conhecimento também é analisada, bem como o impacto da mercantilização do saber e da performance académica sobre a educação contemporânea. São discutidas, ainda, as críticas ao relativismo epistemológico e ao enfraquecimento de uma base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que promovem uma educação mais inclusiva e crítica. Conclui-se que, apesar das incertezas inerentes à pós-modernidade, o contexto educacional contemporâneo oferece oportunidades para a construção de práticas pedagógicas mais reflexivas e alinhadas com os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente.por
dc.identifier.isbn978-65-258-3235-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7329
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAtena
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectPós-modernidade
dc.subjectEducação
dc.subjectConhecimento
dc.subjectParadigma
dc.subjectEpistemologia
dc.subjectInterdisciplinaridade
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleEducação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidadepor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage95
oaire.citation.startPage82
oaire.citation.titleTransformação do conhecimento: o poder da educação
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameDinis Fonseca
person.givenNameArnaldo José
person.identifier.ciencia-id871D-6984-3564
person.identifier.orcid0000-0002-8178-5553
relation.isAuthorOfPublicatione1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye1a659dc-1c7e-4b71-839b-81238ed27a38

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
educação e conhecimento.pdf
Size:
278.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: