Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
18.68 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Sob o nome Representação visual: Transformações e (Des)Construções da
Realidade, pretende-se que este trabalho seja reflexo dos entendimentos da autora
sobre os aspectos impulsionadores de novas concepções da realidade, novos processos
de transformação gráfica que delas advêm, e a sua aplicação ao ensino das artes
visuais.
Tomando a arte como meio de educação e segundo a perspectiva do ensino
português que tende a valorizar disciplinas científicas e linguísticas, este trabalho
pretende comprovar que a educação se torna incompleta sem a componente artística.
Dessa forma, a investigação aspira à explanação do modo como a arte se encontra
ligada à ciência, justificando-se desse modo a incongruência de se manter uma
diferenciação assumida entre as áreas acima referidas. Reservou-se para a prática
pedagógica a aplicação dos conteúdos programáticos relacionados com a investigação
científica elaborada, propondo actividades formuladas para um maior estímulo e
incentivo à criatividade.
No desenvolvimento da prática pedagógica considerou-se de extrema importância a abordagem transversal entre o ambiente de liberdade de expressão e a aceitação dos entendimentos dos alunos, quanto à realização e finalização dos seus trabalhos, incentivando a tolerância e respeito durante todo o processo e também perante os resultados. A Parte I divide-se em abordagem histórica, quanto à representação e a concepção de novas realidades, relativamente à pintura; processos de transformação gráfica em relação com a pintura; e análise quanto à influência dessas alterações no ensino das artes visuais em três escolas de referência: Deutscher Werkbund, Bauhaus e Escola Superior de Ulm. Na Parte II analisam-se as teorias Behaviorista e o Construtivista, sob o ponto de vista da criatividade e através dos seus principais teóricos. Reservou-se para a Parte III o relatório da Prática Pedagógica.
Description
Keywords
Representação Figurativo Transformação Abstracto Ensino . Centro de Artes e Humanidades