Browsing by Author "Faria, Nathaly Isabella de Abreu"
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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Faria, Nathaly Isabella de Abreu; Fernandes, Adérita Cristina PereiraO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e representa o culminar da minha trajetória académica, articulando os conhecimentos teóricos com a práxis, com vista à obtenção do grau de mestre. Encontra-se, deste modo, estruturado em duas partes complementares: a Parte I, intitulada Enquadramento Teórico e Metodológico, apresenta conjunturas teóricas e metodológicas que sustentam as Práticas Pedagógicas desenvolvidas em diversos contextos educativos descritas na segunda parte. A parte II, denominada Prática Pedagógica, carateriza e analisa momentos de aprendizagem vivenciados em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente em turmas de 2.º e 3.º anos de escolaridade. Na prática pedagógica de Educação Pré-Escolar houve a necessidade de realizar a metodologia de Investigação-Ação com o objetivo de aperfeiçoar várias problemáticas detetadas no decurso do estágio, tendo por base a seguinte questão-problema: “Como Promover as Boas Relações Interpessoais entre as Crianças na Sala de Jardim de Infância?”. No caso das práticas pedagógicas do 2.º e 3.º anos não houve essa necessidade, já que todas as atividades foram planeadas tendo em conta quer as necessidades, quer as potencialidades dos alunos. Assim, este relatório evidencia uma compilação de vivências educativas, o qual teve como alicerce tornar a/o criança/aluno o principal protagonista na construção da sua aprendizagem e a ação do docente como mediador, planificando consoante as caraterísticas de todas as crianças, propiciando um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador, no qual as crianças pudessem explorar as suas potencialidades e construir o seu conhecimento de forma ativa e significativa, avaliando e refletindo sobre a própria prática.