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- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Gouveia, Lília Maria Furtado; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório contempla um conjunto de descrições relacionadas com as práticas pedagógicas realizadas no decorrer deste 2.º Ciclo de estudos, interligadas com as teorias estudas ao longo da formação académica. Este tem como principal objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas, dando a conhecer alguns pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram toda a prática, quer no contexto Pré-Escolar, que decorreu no Infantário O Polegarzinho, bem como, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Santa Cruz, onde decorreram as duas práticas pedagógicas concretizadas, mais propriamente no 1.º e no 3.º ano de escolaridade. Todo este processo baseou-se na metodologia de Investigação-Ação, uma vez que esta permite ao docente desenvolver a sua capacidade de investigar e refletir sobre a sua prática, melhorando-a. Neste sentido, procurou-se responder às questões de Investigação-Ação, através de estratégias que atenuassem essas problemáticas. Assim, no contexto da Educação Pré-Escolar procurou-se responder à questão “Como é que o brincar no exterior pode contribuir para o desenvolvimento harmonioso das crianças da Sala Verde?”, uma vez que permite que as crianças aprendam e se desenvolvam não só a nível motor, mas também a nível cognitivo, possibilitando-lhes vivências diversas. Relativamente à valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico tentou-se dar resposta à questão “Como é que os jogos potenciam a aprendizagem dos alunos da turma do 1.º A?”, pois através do jogo e da atividade lúdica os alunos apreendem os conteúdos programáticos mais facilmente, uma vez que estão ligados intrinsecamente ao que está sendo realizado. Desta forma, este relatório, dá a conhecer os resultados positivos alcançados com as crianças e alunos ao longo das práticas pedagógicas, numa perspetiva sociocentrica.