Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Quintal, José Pedro Neves; Rodrigues, Ana José AguiarEste relatório de estágio está inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, cuja sua aplicação fora efetuada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2019/2020, numa turma de 11º ano de escolaridade. O EP é um momento de enorme preponderância na construção da identidade do docente, tendo em consideração que este é um período marcado por um conjunto de ocorrências particulares e singulares, que irão demarcar o estilo do professor para o resto da sua carreira (Santos, 2012). Desta forma, o EP pode ser caracterizado por ser a fase final da formação inicial do futuro docente, através da qual o professor estagiário tem a oportunidade de passar pelo processo de lecionação, colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante o seu processo formativo (Caires & Almeida, 2003). Contudo, o professor não deve ser encarado como um mero transmissor de informação, mas sim como um membro catalisador do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Este estágio didático-pedagógico foi constituído por um conjunto de atividades, tais como: (i) Prática Letiva; (ii) Atividades de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógicas. Em síntese, durante este ano de estágio pedagógico, através de toda a nossa intervenção didático-pedagógica, tínhamos o objetivo primordial de preparar e formar os alunos de forma integral, no sentido de os dotar de ferramentas que os ajudassem a debelar os desafios e exigências que se lhes adivinham numa sociedade global que está em constante mudança.
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Pestana, Zeca Ribeiro; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO presente relatório surge no âmbito do processo de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2019/2020, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente todas as opções didático-pedagógicas desenvolvidas nas 4 macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo, nomeadamente o 7.º ano, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma diversidade de matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física. Ao longo do processo de ensino aprendizagem procurámos colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, entre os quais, o Modelo de Competência, para proporcionar ambientes de aprendizagem diferenciados e colaborativos em que o aluno é agente construtor dos seus próprios conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram numa participação colaborativa com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola, para a dinamização e operacionalização de uma multiplicidade de atividades desportivas. As atividades de integração no meio foram subdivididas em duas. A caraterização da turma abrangeu à recolha e apresentação de informações sobre o aluno ao conselho de turma. Por outro lado, a atividade de extensão curricular foi integrada na fase final do modelo de competência (i.e., evento culminante) nos jogos desportivos coletivos de invasão, cujo o objetivo foi reunir os elementos da Comunidade Educativa para apresentar o trabalho desenvolvido pelos alunos da unidade de ensino. Por fim, as atividades de natureza científico-pedagógica basearam-se numa investigação desenvolvida nas aulas de Educação Física, com o intuito de estudar estratégias pedagógicas alternativas no ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão, no contexto escolar.