Publication
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências Biológicas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pombo, Dora Aguin | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Domingos Manuel Martins | |
dc.contributor.author | Sousa, Rúben João Afonso | |
dc.date.accessioned | 2016-08-04T10:39:26Z | |
dc.date.available | 2016-09-04T00:30:08Z | |
dc.date.issued | 2016-02 | |
dc.description.abstract | Este Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1224 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | Biologia | pt_PT |
dc.subject | Geologia | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 3.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | Estudos de caso | pt_PT |
dc.subject | Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco | pt_PT |
dc.subject | Escolas Básicas integradas | pt_PT |
dc.subject | Escolas Secundárias | pt_PT |
dc.subject | Estabelecimentos de ensino | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Prática letiva | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Aquisição de competências | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências da Vida | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |