Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Terra e do Ambientept_PT
datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências Biológicaspt_PT
dc.contributor.advisorPombo, Dora Aguin
dc.contributor.advisorRodrigues, Domingos Manuel Martins
dc.contributor.authorSousa, Rúben João Afonso
dc.date.accessioned2016-08-04T10:39:26Z
dc.date.available2016-09-04T00:30:08Z
dc.date.issued2016-02
dc.description.abstractEste Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1224
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágios pedagógicospt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectBiologiapt_PT
dc.subjectGeologiapt_PT
dc.subjectEnsino Básico 3.º Ciclopt_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectEstudos de casopt_PT
dc.subjectEscola Básica e Secundária Gonçalves Zarcopt_PT
dc.subjectEscolas Básicas integradaspt_PT
dc.subjectEscolas Secundáriaspt_PT
dc.subjectEstabelecimentos de ensinopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPrática letivapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectAção pedagógicapt_PT
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_PT
dc.subjectAquisição de competênciaspt_PT
dc.subjectEnsino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências da Vidapt_PT
dc.titleRelatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarcopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoRúbenSousa.pdf
Size:
3.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: