Browsing by Author "Alves, Cristina Isabel Gouveia"
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- Impacto do projeto WellBEING UMa na saúde mental de estudantes da Universidade da MadeiraPublication . Alves, Cristina Isabel Gouveia; Pereira, Dora Isabel FialhoA saúde mental nos estudantes universitários tem vindo, ao longo do tempo, a levantar sérias preocupações na sociedade. Dado que a fase de transição para o Ensino Superior marca um ponto crucial na vida destes jovens, muitas vezes é acompanhada por mudanças significativas que os tornam vulneráveis ao desenvolvimento de psicopatologias. À luz destas preocupações, a criação de programas que integram estratégias de prevenção e promoção de bem-estar nas instituições de Ensino Superior é fundamental para mitigar os sintomas psicopatológicos e aumentar o bem-estar dos estudantes. O presente estudo teve por base o Modelo Dual-Continnum de Saúde Mental, que conceitua a saúde mental como composta por duas dimensões interdependentes: a ausência de psicopatologia e a presença de saúde mental positiva. Este modelo desafia a visão tradicional de que saúde e doença mental são extremos de um único espectro, propondo que ambas podem coexistir. Esta investigação pretendeu analisar o impacto do projeto WellBEING UMa na saúde mental dos estudantes da Universidade da Madeira. Para tal, foi utilizado um delineamento quasi-experimental de caráter quantitativo, com a aplicação de seis instrumentos preenchidos pelos próprios participantes. A amostra envolveu 26 estudantes, com idades entre 18 e 28 anos, distribuídos em três grupos distintos: estudantes em acompanhamento psicológico que participaram nas atividades do projeto, estudantes em acompanhamento psicológico que não participaram nas atividades do projeto e estudantes que participaram apenas nas atividades do projeto. Os resultados revelaram um impacto positivo significativo do projeto WellBEING UMa na saúde mental dos participantes, especialmente nos grupos que participaram nas atividades. Dada a escassez de investigações comparativas, este estudo constitui uma contribuição relevante, evidenciando como programas que combinam acompanhamento psicológico com atividades promotoras de bem-estar podem maximizar os benefícios para a saúde mental dos estudantes. Além disso, reforçamos a necessidade de integrar as duas vertentes do modelo, demonstrando que a promoção da saúde mental positiva é essencial tanto para prevenir o surgimento e/ou agravamento de psicopatologias como para fomentar o florescimento emocional.