Browsing by Author "Baltazar, Margarida Isabel Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino BásicoPublication . Baltazar, Margarida Isabel Pinto; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasO presente relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como principal objetivo a descrição e reflexão de partes desta longa caminhada, onde reflexões serão salientadas acerca das Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III, desenvolvidas em contexto de Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Todas as práticas foram realizadas em instituições escolares situadas no concelho do Funchal. Este relatório está estruturado em duas partes que se interligam, nomeadamente o Enquadramento Teórico e o Metodológico e a Intervenção Pedagógica. O Enquadramento Teórico focaliza-se em aspetos que fundamentaram e sustentaram as práticas, na observação, na planificação, na avaliação e nas opções metodológicas. Saliento que a metodologia de Investigação-Ação contribuiu para responder à questão “Como promover o gosto pelas atividades exteriores, privilegiando o contacto com a Natureza?”. Para a metodologia de Investigação-Ação utilizada para o estudo e para a investigação no contexto da Educação Pré-Escolar, são apresentadas estratégias de intervenção de modo a responder à questão-problema. Na Intervenção Pedagógica é elaborada uma reflexão crítica e teórica para cada prática realizada, sendo que serão destacados elementos que, do meu ponto de vista, foram a chave para a preparação, concretização e avaliação das estratégias de intervenção. Elementos como o espaço selecionado para o envolvimento das crianças, valorizando os recursos existentes para uma aprendizagem enriquecedora, o ato de cativar os alunos para a literatura de infância, promovendo assim o gosto pela leitura e a escrita, foram alguns dos salientados neste relato como futura Educadora de Infância e Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico.